Estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769229408

Palavras-chave:

Estratégias de enfrentamento, Enfermagem oncológica, Vínculos emocionais, Relações interpessoais

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias de enfrentamento/coping utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família, em âmbito hospitalar. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, baseado no referencial de Lazarus e Folkman sobre coping. A pesquisa foi desenvolvida com oito integrantes da equipe de enfermagem de uma unidade oncológica hospitalar no oeste catarinense, que responderam a uma entrevista semiestruturada a respeito de seus enfrentamentos/coping no cotidiano de trabalho em oncologia. A análise das informações ocorreu por meio da análise temática. Resultados: apontaram o coping focalizado na emoção: fuga-evitamento e reavaliação positiva e o coping focalizado no problema: resolução planejada, suporte social e autocontrole. Considerações finais: o cotidiano de cuidado em oncologia desperta sofrimento, situação que conduz o desenvolvimento de várias formas de manejo para enfrentar esta realidade e promover adaptação e bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Karin Lazzaroto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó - SC

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pós-graduada em enfermagem oncológica no CENSUPEG (Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão, Graduação e Pós-graduação). Atualmente enfermeira no Hospital do Câncer – CEONC, em Cascável, Paraná.

Kátia Lilian Sedrez Celich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira. Docente do curso de Enfermagem da UFFS, Doutora em Geriatria e Gerontologia Biomédica – PUCRS, Mestre em Enfermagem – UFRGS. Membro do Grupo de estudos e pesquisa em gestão, cuidado e educação em saúde e enfermagem - GEPEGECE. Docente nas disciplinas de Gestão e Gerenciamento dos serviços de saúde e Estágio curricular supervisionado.

Silvia Silva de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Docente do curso de Enfermagem da UFFS, Mestre em Enfermagem-UFSC. Espeialista em Terapia Intensiva, Enfermeira, membro do grupo de pesquisa GEAS.

Marcela Martins Furlan de Léo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Universitário de Chapecó. 

Tatiana Gaffuri da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, RS

Docente do curso de Enfermagem da UFFS, Mestre em Ciências da Saúde Humana-UnC, Enfermeira.

Leoni Terezinha Zenevicz, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1991), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2003) e Doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC(2009). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS) atuando no Curso de Enfermagem no componente curricular O Cuidado no Viver Humano I  e no Curso de Medicina com a disciplina Ciência Saude e Espiritualidade. Coordenadora do Projeto LUZES - Cuidados Paliativos e Espiritualidade: linhas Entrelaçadas no Cuidado ao Paciente Oncológico, Familiares e Equipe. Integrante do Grupo  de Pesquisa GEPEGECE.  

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Lazzaroto, P. K., Celich, K. L. S., Souza, S. S. de, Léo, M. M. F. de, Silva, T. G. da, & Zenevicz, L. T. (2018). Estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente oncológico e família. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 560–575. https://doi.org/10.5902/2179769229408

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.