Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS

Autores

  • Cláudia Bernardini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084229

Palavras-chave:

Educação ambiental, Pelotão Mirim da Brigada Militar, Realidade local

Resumo

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul possui o projeto denominado Brigada Mirim, onde crianças de 07 a 12  anos são atendidas com atividades que promovam a ética, a cidadania, a integração, a solidariedade e a valorização das crianças economicamente menos favorecidas, inserindo-as em condições de dignidade e respeitabilidade frente às comunidades locais. A Brigada Mirim possui nomenclaturas diferentes nas diversas regiões do Estado. Na cidade de Agudo, o projeto denomina-se “Pelotão Mirim da Brigada Militar”. Neste projeto são desenvolvidas atividades de educação física, defesa pessoal, ordem unida, cidadania, relações humanas, ética e civismo, trânsito, orientação sobre drogas e meio ambiente. Desde o ano de 2008 até o presente, foram atendidas o total de 130 crianças. Dentre as práticas realizadas com os participantes, as de educação ambiental possuem um olhar especial devido aos diversos projetos que hoje são desenvolvidos nas escolas e pelos entes públicos. Sendo assim, o desafio foi desenvolver o olhar crítico diante da realidade ambiental que se vive e no espaço físico da área urbana e rural do Município de Agudo, mas procurando também aguçar a percepção deste ambiente como local de diversidade e belezas, onde o ser humano se insere  e participa dos processos que tornam esse local melhor ou pior de se viver. Para tanto, foram organizadas saídas a campo para reconhecimento da situação do arroio que abastece a cidade, cuja realidade muda conforme o leito avança pelo meio urbano; passeios pelas vias  públicas com diagnóstico da situação da disposição do lixo pela população ao longo das vias públicas, bem como da situação da arborização urbana, já com orientação sobre as boas práticas na implantação e condução das árvores do passeio público. No interior do Município foram visitadas localidades com diferentes vocações agrícolas (arroz e tabaco), relacionando os aspectos geográficos e bióticos que sugerem essa diferenciação das vocações, bem como a visitação de pontos turísticos considerados naturais (cascatas e grutas), onde houve realização de piquenique e brincadeiras. Em visita a um local turístico histórico, os integrantes do Pelotão Mirim puderam observar instrumentos que fizeram parte das lidas diárias dos imigrantes alemães, analisando o que elas também implicaram para construção da realidade ambiental que se tem hoje. Com o objetivo de ampliar as percepções para um olhar regional, foram proporcionadas visitas ao  Criatório São Brás, onde estão animais da fauna local capturados por sofrerem maus tratos e tráfico, bem como visita ao Zoológico de Sapucaia, onde pode-se comparar as diferentes realidades ambientais a nível mundial (diferentes biomas) que abarcam animais como os visualizados no local. A avaliação, realizada oralmente após cada atividade, demonstra a satisfação e aprendizado das crianças envolvidas. Este projeto tem previsão de continuidade enquanto houver formação anual de turmas do Pelotão Mirim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MÜLLER, J. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre: FAMURS, 2000.

EDUCAÇÂO AMBIENTAL: Curso básico à distância: documentos e legislação da educação ambiental. CoordenaçãoGeral: Ana Lúcia Tostes de Aquino Leite e NanáMininni-Medina. Brasília: MMA. 2001. 5v., 2ª edição ampliada.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Bernardini, C. (2012). Práticas de educação ambiental nas turmas do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Agudo/RS. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1009–1017. https://doi.org/10.5902/223613084229