A utilização dos macroinvertebrados aquáticos de riachos do município de Vilhena – RO na confecção de cartilhas de educação ambiental

Autores

  • Gabriel de Paula Paciencia Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena, Vilhena, RO
  • Carlos Henrique Furtado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO
  • Franciely Santos Teodoro Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO
  • Allysom Winícius Prado Souto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO
  • Aline Patricia de Paula Gava Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814936

Palavras-chave:

Entomologia aquática, Sensibilização ambiental, Material didático, Rio Barão do Melgaço, Dinâmicas ambientais

Resumo

Muitos professores carecem de material didático que refletem a realidade na qual o aluno está inserido para trabalhar temas ambientais, como por exemplo, a importância de se preservar corpos d’água e a mata ciliar. Neste sentido, o presente trabalho objetivou a construção de cartilhas de Educação Ambiental para serem distribuídas no formato digital nas escolas da cidade de Vilhena – RO. Esse material foi confeccionado com fotos e informações sobre os macroinvertebrados aquáticos, informações sobre algumas variáveis físico-químicas da água e o grau de ação antrópica do entorno do riacho o qual está localizado próximo ao IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) campus de Vilhena. Como esses organismos de água doce conseguem refletir o grau de preservação ambiental do riacho e do seu entorno, este material visa auxiliar os professores em dinâmicas de sensibilização ambiental dos alunos ante a temática da preservação de corpos d’água e da mata ciliar, já que os guias foram confeccionados com material coletado na cidade de Vilhena e por estudantes que vivem uma realidade semelhante daqueles que a utilizarão, isso facilita a formação de uma consciência ambiental.

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Biografia do Autor

Gabriel de Paula Paciencia, Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena, Vilhena, RO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutor em Entomologia pela FFCLRP - USP.

Carlos Henrique Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO

Possui graduação em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá e graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Possui Pós Graduação lato sensu pela Faculdade de Pimenta Bueno.

Franciely Santos Teodoro Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO

Aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Allysom Winícius Prado Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO

Aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aline Patricia de Paula Gava, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, RO

Aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

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Publicado

2015-04-24

Como Citar

Paciencia, G. de P., Furtado, C. H., Souza, F. S. T., Souto, A. W. P., & Gava, A. P. de P. (2015). A utilização dos macroinvertebrados aquáticos de riachos do município de Vilhena – RO na confecção de cartilhas de educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 14(1), 176–182. https://doi.org/10.5902/2236130814936

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS