A utilização dos macroinvertebrados aquáticos de riachos do município de Vilhena – RO na confecção de cartilhas de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130814936Palavras-chave:
Entomologia aquática, Sensibilização ambiental, Material didático, Rio Barão do Melgaço, Dinâmicas ambientaisResumo
Muitos professores carecem de material didático que refletem a realidade na qual o aluno está inserido para trabalhar temas ambientais, como por exemplo, a importância de se preservar corpos d’água e a mata ciliar. Neste sentido, o presente trabalho objetivou a construção de cartilhas de Educação Ambiental para serem distribuídas no formato digital nas escolas da cidade de Vilhena – RO. Esse material foi confeccionado com fotos e informações sobre os macroinvertebrados aquáticos, informações sobre algumas variáveis físico-químicas da água e o grau de ação antrópica do entorno do riacho o qual está localizado próximo ao IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) campus de Vilhena. Como esses organismos de água doce conseguem refletir o grau de preservação ambiental do riacho e do seu entorno, este material visa auxiliar os professores em dinâmicas de sensibilização ambiental dos alunos ante a temática da preservação de corpos d’água e da mata ciliar, já que os guias foram confeccionados com material coletado na cidade de Vilhena e por estudantes que vivem uma realidade semelhante daqueles que a utilizarão, isso facilita a formação de uma consciência ambiental.
Downloads
Referências
BACELAR, B. M. F. et al. Metodologia para elaboração de cartilhas em projetos de Educação Ambiental em micro e pequenas empresas. SEBRAE. [s.n.], 2009. 3 p.
BAPTISTA, D. F. et al. A multimetric index base on benthic macroinvertebrates for evaluation of Atlantic Forest streams at Rio de Janeiro state, Brazil. Hydrobiologia. v. 575, n. 1, p. 83 - 94, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999.
CAVALCANTE, A. C. P.; SILVA, A. G.; SILVA, M. J. R. Dinâmicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos reccursos ambientais. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 14, n. 2, p. 3049 - 3054, mar. 2014.
CORTEZZI, S. S. et al. Influência da ação antrópica sobre a fauna de macroinvertebrados aquáticos em riachos de uma região de cerrado do sudoeste do Estado de São Paulo. Iheringia, v. 99, n. 1, p. 36-43, mar. 2009.
DEMONER, R. L.; FERREIRA, N. V. S.; GONZALEZ, S. Experiências ambientais de uma prática pedagógica interdisciplinar na Vila de Itaúnas, Conceição da Barra, ES. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 12, n. 12, p. 2785 – 2788, ago. 2013.
FERNANDES, A. L. B.; JERÔNIMO, C. E. M. Análise da implementação da política municipal de educação ambiental no município de Natal/RN. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 11, n. 11, p. 2410 – 2425, 2013.
FRANÇA, P. A. R.; GUIMARÃES, M. G. V. A educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus (AM): um estudo de caso a partir da percepção dos discentes. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v.14, n. 2, p. 3128 - 3138, mar. 2014.
HAMANDA, N.; FERREIRA-KEPPLER, R. L. Guia ilustrado de insetos aquáticos e semi-aquáticos da reserva florestal Adolfo Ducke, Manaus, Amazonas, Brasil. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. 198 p.
LIRA, S. H.; FRAXE, T. J. P. O percurso da sustentabilidade do desenvolvimento: aspectos históricos, políticos e sociais. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 14, n. 2, p. 3172 - 3182, mar. 2014.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007. 120 p.
MUGNAI, R.; NESSIMIAN, J. L.; BAPTISTA, D. F. Manual de identificação de macroinvertebrados Aquáticos do estado do Rio de Janeiro: Technical Books, 2010.176 p.
NASCIMENTO, J. M. C.; HAMADA, N. O mundo dos insetos aquáticos. Manaus: [s.n.], 2012. 32 p.
OLIVEIRA, A.L.; OBARA, A. T.; RODRIGUES, M. A. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, p. 471-495, 2007.
RODRIGUES, L. D. Conhecimento e Ressignificação: A prática pedagógica em Educação Ambiental. In: BAGGIO, A; BARCELOS, V. (orgs.) Educação ambiental e complexidade: entre pensamentos e ações. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
ROLDÁN-PÉREZ, G. Guía para el estudio de los macroinvertebrados acuáticos del Departamento de Antioquia. Bogotá: Universidad de Antioquia, 1998. 217 p.
ROSENBERG, D. M.; RESH, V. H. Freshwater Biomonitoring and Benthic Macroinvertebrates. New York: Chapman & Hall, 1993. 488 p.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (SMA). Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. In: Educação Ambiental: vinte anos de políticas públicas. 2003. 96 p.
SILVA, R. V. et al. Educação Ambiental em espaços escolarizados: um estudo de caso na escola municipal Santos Dumont Cáceres-MT, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 26, p.61-75, 2011.
SONODA, K. C. Humberto e Camila: descobrem a ecologia dos rios. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2009. 60 p.
VARGAS, L. P. et al. Experiências com educação ambiental através da educação não formal: o caso da escola estadual de ensino fundamental Dr. Honorato de Souza Santos. Revista Monografias Ambientais (Remoa/UFSM). v. 10, n. 10, p. 2302 - 2310, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.