EPISTEMOLOGIAS DO SUL E SOBERANIA AMBIENTAL: A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO ABISSAL

Autores

  • Rafaela da Cruz Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Beatriz Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/231630547240

Resumo

O presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa teórica ainda em fase inicial, procura, partindo de um referencial teórico trazido, especialmente, pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, verificar como alguns conceitos e definições criados em Conferências Internacionais Ambientais são, em inúmeras vezes, interpretados e aplicados seguindo os entendimentos da epistemologia geral hegemônica dos países do Norte metafórico, em detrimento dos conhecimentos e experiências dos países do Sul metafórico. Neste mesmo viés, far-se-á uma breve análise acerca das mutações do conceito de soberania e a assincronia entre ingerência ecológica e soberania dos Estados, enfocando a questão sob o ponto de vista de um “olhar do sul”, o do que Boaventura de Sousa Santos denomina de epistemologias do sul, as quais são conjuntos de intervenções epistemológicas que denunciam a supressão, valorizam saberes e investigam as condições de um diálogo horizontal entre conhecimentos, na busca da superação do denominado pensamento abissal.

 

Identificador de Objeto Digital (DOI)http://dx.doi.org/10.5902/231630547240


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela da Cruz Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante dos Projetos de Pesquisa “Soberania Ambiental e Autodeterminação dos povos frente ao “Globocolonialismo Verde” (Re) Visitando Conceitos e (Re) Afirmando Direitos e Políticas para o Brasil e América Latina” e “A Atuação de Jurisdição Brasileira e Regional no Processo Multidimensional de Desenvolvimento Humano no contexto da Transnacionalização do Direito: os desafios da Policronia e da Assincronia.”.

Maria Beatriz Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito Ambiental pelo CRIDEAU (Centro de Estudos Interdisciplinares de Direito Ambiental e Urbanismo) da Universidade de Limoges- França. Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Soberania Ambiental e Autodeterminação dos povos frente ao “Globocolonialismo Verde” (Re) Visitando Conceitos e (Re) Afirmando Direitos e Políticas para o Brasil e América Latina”.

Downloads

Publicado

2013-03-14

Como Citar

Mello, R. da C., & Silva, M. B. O. da. (2013). EPISTEMOLOGIAS DO SUL E SOBERANIA AMBIENTAL: A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO ABISSAL. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 1(2), 200–214. https://doi.org/10.5902/231630547240

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos