O interesse público submetido à moralidade religiosa: postagens de Jair Bolsonaro no Instagram (2019-2020)

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175884262

Palavras-chave:

Política e religião, Moralidade religiosa, Presidente Jair Bolsonaro, Postagem no Instagram, Comunicação política

Resumo

A mistura entre religiosidade, moral e política demarcou o discurso do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, eleito em 2018. O objetivo deste artigo é analisar suas postagens, a partir do seu perfil no Instagram, onde possuía mais de 20 milhões de seguidores, no período de janeiro de 2019 a junho de 2020. O artigo aborda a ascensão da religião evangélica no Brasil, considerando o cenário de crises da democracia contemporânea, a proximidade do populismo e as relações históricas entre religião e política. O texto é construído a partir das premissas de que o estado brasileiro é laico e a defesa republicana do interesse público, que caracteriza a comunicação pública, é tensionada pela abordagem religiosa do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2020).

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Biografia do Autor

Muriel Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda (em curso) e mestra (2021) em comunicação pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, possuo graduação em Comunicação Social pela mesma universidade, UFRGS (2011). No doutorado, dou continuidade à dissertação premiada com Menção Honrosa pela ABRAPCORP (2022) e Compolítica (2023), que investigou a dimensão privada na comunicação pública do governo federal a partir da presença de elementos moralistas e religiosos. A pesquisa em curso aprofunda a questão, buscando relacioná-la ao populismo e às redes digitais. Acumulo experiência profissional nas áreas de Comunicação com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação institucional, comunicação pública, relações públicas e marketing político.

Maria Helena Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular e orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS, onde se formou em Comunicação Social, nas habilitações Relações Públicas e Propaganda. Atualmente é bolsista pesquisadora 1C/ CNPq e coordena o grupo de pesquisa NUCOP - Núcleo de Comunicação Pública e Política e o Observatório da Comunicação Pública (CNPq e UFRGS). Integra o Conselho Gestor do INCT-DD. Como orientadora acumula a premiação de 6 teses de doutorado, 2 dissertações e o Prêmio de Jovem Pesquisador da UFRGS. Exerceu a função de coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas junto a CAPES e foi titular do CTC (2011 a 2014). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (UFRGS). Sua produção científica está relacionada a temáticas sobre comunicação política, comunicação pública. Integrou a coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991) e da UFRGS (1996-1998). Foi vice-presidente da COMPÓS e integrou a direção da COMPOLITICA. Exerce o ofício de escritora. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

Pinheiro, M., & Weber, M. H. (2025). O interesse público submetido à moralidade religiosa: postagens de Jair Bolsonaro no Instagram (2019-2020). Revista Sociais E Humanas, 38, e84262. https://doi.org/10.5902/2317175884262

Edição

Seção

Artigos Livres