O interesse público submetido à moralidade religiosa: postagens de Jair Bolsonaro no Instagram (2019-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175884262Palavras-chave:
Política e religião, Moralidade religiosa, Presidente Jair Bolsonaro, Postagem no Instagram, Comunicação políticaResumo
A mistura entre religiosidade, moral e política demarcou o discurso do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, eleito em 2018. O objetivo deste artigo é analisar suas postagens, a partir do seu perfil no Instagram, onde possuía mais de 20 milhões de seguidores, no período de janeiro de 2019 a junho de 2020. O artigo aborda a ascensão da religião evangélica no Brasil, considerando o cenário de crises da democracia contemporânea, a proximidade do populismo e as relações históricas entre religião e política. O texto é construído a partir das premissas de que o estado brasileiro é laico e a defesa republicana do interesse público, que caracteriza a comunicação pública, é tensionada pela abordagem religiosa do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2020).
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