BRASIL E CHILE DOS REGIMES MILITARES AO SÉCULO XXI: POLÍTICA ECONÔMICA E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Autores

  • Ledi Cerdote Pedroso
  • Marcia N. Cerdote Pedroso

Palavras-chave:

Política econômica, Distribuição da renda, Índice de Gini.

Resumo

O artigo analisa os índices de concentração de renda, observados no Brasil e no Chile, desde os respectivos regimes militares ocorridos em ambos os países, seguindo uma análise até o ano de 2003. Verificando de forma comparativa a influência das políticas econômicas e do processo de crescimento econômico sobre a distribuição da renda. No Chile, durante o regime militar, vigente, de 1973 a 1989, houve uma intensa concentração da riqueza e da renda. Do mesmo modo, após o período de redemocratização, em 1990, esse país não estabeleceu políticas econômicas que apontasse para uma redução da desigualdade distributiva. Igualmente, no Brasil, o regime militar, que durou de 1964 a 1985, foi caracterizado por uma elevada desigualdade distributiva e, a partir de 1986, com a Nova República, manteve-se, a mesma tendência em concentrar a renda. Nesse sentido, observou-se que as políticas econômicas, de cunho neoliberal que vem sendo adotadas, em ambos os países, carecem de mecanismos que visam uma melhoria no processo de distribuição da renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledi Cerdote Pedroso

Professora substituta do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM e Mestre em Integração Latino Americana – MILA/UFSM.

Marcia N. Cerdote Pedroso

Especialista em Pensamento Político Brasileiro e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFSM.

Downloads

Como Citar

Pedroso, L. C., & Pedroso, M. N. C. (2009). BRASIL E CHILE DOS REGIMES MILITARES AO SÉCULO XXI: POLÍTICA ECONÔMICA E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. Revista Sociais E Humanas, 20(2), 121–133. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/791

Edição

Seção

Artigos Livres