FRANÇA MULTICOLOR: FACETAS DA IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Céline Spinelli

Palavras-chave:

França, Imigração, Identidades.

Resumo

A conjuntura globalizada, que nas últimas décadas reformulou as idéias de tempo e espaço, vem possibilitando grandes fluxos, seja de informações, de produções culturais e artísticas ou de pessoas. O objetivo deste trabalho é perceber as novas facetas que a França contemporânea tem assumido devido às imigrações. Elas serão abordadas através da análise de charges produzidas pelo partido de extrema direita Front National, em contraposição ao conteúdo das músicas da banda Zebda, composta por descendentes de imigrantes, que denunciam em suas letras brechas da estrutura social francesa. Dentre as reações da sociedade francesa diante da imigração, pode-se perceber certa segregação dos estrangeiros, numa tentativa de delimitação de espaço que garanta a mínima interferência do universo simbólico novo na identidade cultural da nação. Marginalizados, muitos imigrantes são impelidos a se agrupar em comunidades na periferia dos centros urbanos, constituindo guetos. É interessante, portanto, contrapor a visão de mundo veiculada por Zebda com a apregoada pelo Front National. O embate ideológico entre os que representam os “de dentro” e os “de fora” deixa claro não só as formas pelas quais vem se desmantelando a identidade nacional francesa, mas também paradoxos da própria globalização, uma vez que tanto o discurso fascista dos integrantes do Front National quanto o constante fluxo imigratório são frutos do sistema vigente.

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Biografia do Autor

Céline Spinelli

Aluna dos cursos de História e Ciências Sociais da UFSM. E-mail: celinespinelli@yahoo.com.br.

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Como Citar

Spinelli, C. (2009). FRANÇA MULTICOLOR: FACETAS DA IMIGRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Sociais E Humanas, 20(2), 23–31. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/781

Edição

Seção

Artigos Livres