O “OVO DE COLOMBO” DE JOÃO BELÉM: ASPECTOS DA TRAJETÓRIA E OBRA DO PRIMEIRO A ESCREVER A HISTÓRIA DE SANTA MARIA

Autores

  • Jaisson Oliveira da Silva

Palavras-chave:

João Belém, Historiografia, Santa Maria.

Resumo

Este trabalho aborda aspectos da trajetória de vida e da obra histórica do literato e funcionário público João da Silva Belém, autor da primeira história escrita da cidade de Santa Maria: “História do Município de Santa Maria”, publicada em 1933. Partiu-se de uma perspectiva que ampliasse o escopo de uma análise historiográfica tradicional para uma reflexão que levasse em consideração a relação entre a obra do autor com suas experiências intelectuais, concepções políticas e opções metodológicas. Nesse sentido, conseguimos inferir sobre certas conexões existentes entre suas experiências históricas e seus discernimentos teóricos e historiográficos, a sua ligação com tendências da historiografia da capital e as implicações dessas vivências em sua interpretação da história santa-mariense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaisson Oliveira da Silva

 Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – bolsista CNPq. E-mail: jaissonpj@gmail.com.

Downloads

Como Citar

Silva, J. O. da. (2009). O “OVO DE COLOMBO” DE JOÃO BELÉM: ASPECTOS DA TRAJETÓRIA E OBRA DO PRIMEIRO A ESCREVER A HISTÓRIA DE SANTA MARIA. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 131–149. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/766

Edição

Seção

Artigos Livres