A GRANDE FESTA DAS GRAÇAS: PESSOAS, RITOS E MILAGRES NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO, EM SANTA MARIA, RS

Autores

  • Robinson Fernando Alves

Palavras-chave:

Romaria, Povo Cristão, Igreja Católica.

Resumo

Por volta de 1848, iniciou-se em Campestre, Santa Maria, RS, a popular Romaria de Santo Antão, liderada pelo asceta João Maria de Agostinho, o “santo monge” ou solitário eremita de Campestre e Botucaraí. O trabalho tem por principal objetivo desvendar e conhecer os atores envolvidos no evento religioso de Santo Antão, bem como, aprofundar as características da tradicional “festa” do Campestre. Outrossim, saber por que a população se integra ao culto também foi intuito pelo qual se procedeu ao estudo do evento. Partiu-se de um ponto de vista histórico, antropológico e cultural que dá visibilidade aos romeiros, peregrinos, moradores do lugar e clero, com destaque à versão da população que ingressa na Romaria. Também se analisou as diversas formas em que o religioso, o social e o pragmático se manifestam no evento. Intuiu-se conhecer de que forma e por qual motivo o profano se integra ao sagrado e vice-versa. Enfim, atentou-se para a diversidade da Romaria e para o caráter coletivo das relações humanas e religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robinson Fernando Alves

Mestre pelo Mestrado em Integração Latino-Americana, da Universidade Federal de Santa Maria – MILA/UFSM. Rua Maximiliano Vizzotto, 1080, CEP 97230000, São João do Polêsine, RS. E-mail: robinsonfernandoal@yahoo.com.br.

Downloads

Como Citar

Alves, R. F. (2009). A GRANDE FESTA DAS GRAÇAS: PESSOAS, RITOS E MILAGRES NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO, EM SANTA MARIA, RS. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 103–116. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/764

Edição

Seção

Artigos Livres