TERRA PRA QUE TE QUERO? A INSERÇÃO SOCIAL CAMPESINA DA COMUNIDADE AFRODESCENDENTE DE SÃO MIGUEL

Autores

  • Aline Sônego

Palavras-chave:

Comunidade afrodescendente, Inserção social, Campesinato.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a comunidade afrodescendente de São Miguel, localizada no município de Restinga Seca, Rio Grande do Sul. Esta comunidade originou-se na década final do século XIX, a partir do momento em que ex-escravos tornam-se proprietários de terras, as quais onde atualmente a comunidade reside.

Dessa forma, o presente trabalho procurou analisar a posse da terra pela comunidade como um meio de inserção econômica e social através da noção de campesinato. Situação essa, de empobrecimento paulatino que a comunidade vem sofrendo a partir da década de sessenta do século XX, no momento em que a agricultura capitalista passa a predominar, ocasionando a crise do campesinato, e, portanto da própria comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Sônego

Especialista em  História do Brasil, licenciada em História pela UFSM e Técnica em Assuntos Educacionais CESNORS/UFSM. E-mail: aline_sonego788@hotmail.com.br.

Downloads

Como Citar

Sônego, A. (2009). TERRA PRA QUE TE QUERO? A INSERÇÃO SOCIAL CAMPESINA DA COMUNIDADE AFRODESCENDENTE DE SÃO MIGUEL. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 77–84. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/762

Edição

Seção

Artigos Livres