A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Valdemir Guzzo

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação reflexiva, Filosofia.

Resumo

Os alunos ingressantes nos diversos cursos universitários não pretendem, via de regra, dirigir seus estudos para uma formação filosófica especializada. O tema trata da tarefa docente no sentido de contribuir para o desenvolvimento de uma geração de professores conscientes, com a capacidade de formular de maneira reflexiva seus problemas e de procurar elementos próprios para sua resolução.

Este texto é inspirado em minhas próprias vivências docentes na disciplina de Filosofia da Educação na Universidade de Caxias do Sul. Tem a proposta de questionar as reais necessidades de um ensino voltado para uma reflexão rigorosa e radical que permita passar-se do senso comum a uma atitude filosófica pela qual o professor possa adquirir ou reformular pressupostos e conceitos que fundamentem uma boa argumentação docente, sinalizando com novas perspectivas para a formação de professores em nossas licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Guzzo

Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e especializado em História Regional pela mesma instituição. Mestre em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma. Docente da Universidade de Caxias do Sul atuando no Departamento de Filosofia e Educação. E-mail: vguzzo@ucs.br.

Downloads

Como Citar

Guzzo, V. (2009). A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 09–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756

Edição

Seção

Artigos Livres