A relação entre trabalho e novo ensino médio: um estado da arte (2015-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175875341Palavras-chave:
Cenário educacional brasileiro, Novo Ensino Médio, MudançasResumo
O cenário educacional brasileiro tem vivenciado nos últimos anos urgentes modificações em suas bases curriculares, consolidadas por uma espécie de compromisso reformista evidenciado no Governo Michel Temer (2016-2017). No contexto educacional, destaca-se a reforma do Ensino Médio, que se consolida em 2017 com a criação da Lei nº 13. 13.415/17, que desencadeia modificações tanto na carga horária como na grade curricular desta etapa educacional. As alterações previstas pela reforma culminam na criação do Novo Ensino Médio (NEM) e se tornam pauta de discussões, debates e investigações nos campos do ensino e da educação, uma vez que seu aparecimento pressupõe ideários de uma flexibilização curricular, a partir da noção de integração ou diluição dos saberes através da constituição de Itinerários Formativos das áreas de conhecimento, a saber: Linguagens e suas tecnologias, Matemáticas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas Sociais e aplicadas e formação técnica e profissional. (BRASIL, 2018, p. 469).
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