A relação entre trabalho e novo ensino médio: um estado da arte (2015-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175875341

Palavras-chave:

Cenário educacional brasileiro, Novo Ensino Médio, Mudanças

Resumo

O cenário educacional brasileiro tem vivenciado nos últimos anos urgentes modificações em suas bases curriculares, consolidadas por uma espécie de compromisso reformista evidenciado no Governo Michel Temer (2016-2017). No contexto educacional, destaca-se a reforma do Ensino Médio, que se consolida em 2017 com a criação da Lei nº 13. 13.415/17, que desencadeia modificações tanto na carga horária como na grade curricular desta etapa educacional. As alterações previstas pela reforma culminam na criação do Novo Ensino Médio (NEM) e se tornam pauta de discussões, debates e investigações nos campos do ensino e da educação, uma vez que seu aparecimento pressupõe ideários de uma flexibilização curricular, a partir da noção de integração ou diluição dos saberes através da constituição de Itinerários Formativos das áreas de conhecimento, a saber: Linguagens e suas tecnologias, Matemáticas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas Sociais e aplicadas e formação técnica e profissional. (BRASIL, 2018, p. 469).

 

 

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Pesquisador Sênior CNPq. Pesquisador Emérito UnB.

Possui graduação em Filosofia  e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Renan Antônio da Silva, Universidade de Brasília

Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GEPECUMA - UNESP). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq (PDCR) - Nível C. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Foi Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Membro do Conselho Editorial da Mental Health Human Resilience International Journal. Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Editor na Diversitas Journal (UNEAL) - Qualis B2. Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 150 artigos científicos, capítulos de livros, 20 livros e organizou outras 8 obras. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Foi Membro da ANPED. Foi Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

Demo, P., & Silva, R. A. da. (2023). A relação entre trabalho e novo ensino médio: um estado da arte (2015-2022). Revista Sociais E Humanas, 36, e75341. https://doi.org/10.5902/2317175875341

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Artigos Livres