FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175864249Resumo
Este artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos.
Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético.
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