FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO

Autores

  • Renata Magalhães Naves Universidade de Brasília - UNB
  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864249

Resumo

Este artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos.

 

Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético.

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Biografia do Autor

Renata Magalhães Naves, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) da UnB.

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Publicado

21-10-2021

Como Citar

Naves, R. M., & Borges, F. T. (2021). FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO. Revista Sociais E Humanas, 34(2). https://doi.org/10.5902/2317175864249

Edição

Seção

Artigos Livres