PSICOLOGIA ESCOLAR E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175864244Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo de trabalho (GT) “Diretrizes de apoio à permanência de estudantes na Universidade de Brasília”, coordenado por psicólogas escolares, e mostrar possibilidades de atuação da Psicologia Escolar na universidade, reflexões dessa área a partir das narrativas apresentadas pelos membros desse grupo, e os resultados proporcionados por esse trabalho. O GT, criado em 2017 na Universidade de Brasília, era composto por docentes, técnicos administrativos e discentes da universidade e foi designado para analisar as políticas de permanência, os instrumentos legais e os fluxos de trabalho existentes para a garantia dos direitos dos alunos de graduação em situação de vulnerabilidade acadêmica. Manteve encontros quinzenais ao longo de um ano e meio e se configurou como um grupo de trabalho intersetorial e multiprofissional. Para o desenvolvimento deste artigo, nos apoiamos, entre outros, no trabalho de Hannah Arendt (2011), que nos mostra a ligação existente entre natalidade, educação e narrativas e como o diálogo com o passado pode proporcionar novos diálogos e novas práticas para o mundo. Assim, acreditamos no potencial das narrativas como ferramenta de trabalho, em contribuir para a formação e construção da identidade institucional e para mudanças culturais importantes na instituição, além de proporcionar integração e rede entre os serviços da universidade.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Narrativas; Grupo de trabalho; Identidade profissional; Universidade de Brasília.
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