PSICOLOGIA ESCOLAR E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Juliana Regina Avelar da Nóbrega Universidade de Brasília - UNB
  • Glenda Matias de Oliveira Rosa Universidade de Brasília - UNB
  • Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864244

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo de trabalho (GT) “Diretrizes de apoio à permanência de estudantes na Universidade de Brasília”, coordenado por psicólogas escolares, e mostrar possibilidades de atuação da Psicologia Escolar na universidade, reflexões dessa área a partir das narrativas apresentadas pelos membros desse grupo, e os resultados proporcionados por esse trabalho. O GT, criado em 2017 na Universidade de Brasília, era composto por docentes, técnicos administrativos e discentes da universidade e foi designado para analisar as políticas de permanência, os instrumentos legais e os fluxos de trabalho existentes para a garantia dos direitos dos alunos de graduação em situação de vulnerabilidade acadêmica. Manteve encontros quinzenais ao longo de um ano e meio e se configurou como um grupo de trabalho intersetorial e multiprofissional. Para o desenvolvimento deste artigo, nos apoiamos, entre outros, no trabalho de Hannah Arendt (2011), que nos mostra a ligação existente entre natalidade, educação e narrativas e como o diálogo com o passado pode proporcionar novos diálogos e novas práticas para o mundo. Assim, acreditamos no potencial das narrativas como ferramenta de trabalho, em contribuir para a formação e construção da identidade institucional e para mudanças culturais importantes na instituição, além de proporcionar integração e rede entre os serviços da universidade.

 

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Narrativas; Grupo de trabalho; Identidade profissional; Universidade de Brasília.

Biografia do Autor

Juliana Regina Avelar da Nóbrega, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Psicóloga Escolar da Universidade de Brasília.

Glenda Matias de Oliveira Rosa, Universidade de Brasília - UNB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Psicóloga Escolar da Universidade de Brasília.

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Filosofia pela UNICAMP. Professora Associada II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília.

Referências

AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. Educação para o sentido da vida. Logos & Existência, v. 1, n. 2, p.160-172, 2012.

ARENDT, Hanna. Homens em tempos sombrios. Tradução: D. Bottmann. São Paulo: Cia. Das Letras, 2008.

ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa.7. ed.. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ARENDT, Hanna. A Condição humana. Tradução: Roberto Raposo. 10. ed.. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012[1987].

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1994.

CORRÊA, Juliana Regina Avelar da Nóbrega. Psicologia Escolar e Educação Superior: investigação em uma faculdade de engenharia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

KOHAN, Walter Omar. Fundamentos à prática da filosofia na escola pública. In: KOHAN, Walter Omar; LEAL, B.; RIBEIRO, A. (Org.). Filosofia na Escola Pública. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 21-73.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga Neto. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, p. 15-34.

LEFEBVRE, Henri. El manifesto diferencialista. México: Siglo Veintiuno Editores, 1972.

NASCIMENTO, Carlos Eduardo Gomes. Educação como amizade entre gerações: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

NASCIMENTO, Carlos Eduardo Gomes. Educação e reconciliação com o passado: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt. Contra corrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.I.], n.13, p.33-52, jun. 2019. ISSN 252-4529. Disponível em:<http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1407/920>. Acesso em: 22 jun. 2020.

OLIVEIRA, Glenda Matias de. No descomeço era o Verbo: Um convite a Manoel de Barros para a roda de conversa na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Tornar-se humano e os direitos humanos. In: PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto et al. (org.). Educação em e para os direitos humanos. Brasília: Paralelo 15, 2016a.

PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Lugares de infância: tempos de encontro. In: BARBATO, Silviane; CAVATON, Maria Fernanda Farah (org.). Desenvolvimento humano e Educação: contribuições para a Educação Infantil e o primeiro do Ensino Fundamental. Aracaju, SE: EDUNIT., 2016b, p.71- 96.

RUS, Éric de. A visão educativa de Edith Stein: aproximação a um gesto antropológico integral. Tradução: Isabelle Sanchis et al.. Belo Horizonte: Artesã, 2015.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

STEIN, Edith. De la persone humaine I: Cours d’anthropologie philosophique. Paris: Ad Solem & Cerf & Carmel, 2012.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Ato do Decanato de Ensino de Gradução Nº 023/2017.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Nº 93/2018. Disponível em: http://www.deg.unb.br/images/legislacao/resolucao_cepe_93_2018_trancamentos.pdf Acesso em: 29/06/2020.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Nóbrega, J. R. A. da, Rosa, G. M. de O., & Pulino, L. H. C. Z. (2021). PSICOLOGIA ESCOLAR E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE. Revista Sociais E Humanas, 34(2). https://doi.org/10.5902/2317175864244

Edição

Seção

Artigos Livres