GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Helena Hinke Dobrochinski Candido Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Marialva Tomio Dreher Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Governança pública, Indicadores subjetivos de qualidade de vida.

Resumo

A governança pública é vista como um processo de gestão compartilhada dos interesses públicos. É conduzida pela articulação dos sujeitos, das instituições e dos poderes executivos em sistemas que promovem transparência, participação e democracia. Pela complexidade, a governança se utiliza de procedimentos de avaliação e controle, entre eles, indicadores de qualidade de vida que procuram evidenciar os esforços públicos na promoção do bem estar. No entanto, a subjetividade é pouco considerada na definição das estratégias que, geralmente no discurso, incentivam a participação e a cidadania. Isto prejudica o processo de governança quanto ao conhecimento sobre como os sujeitos percebem o lugar que vivenciam, bem como minimiza a possibilidade de identificar as opiniões e sentimentos sobre as propostas de uma governança. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a governança pública poderia utilizar-se dos indicadores subjetivos de qualidade de vida no direcionamento das estratégias de gestão. Por meio desta pesquisa de caráter bibliográfico, podem-se evidenciar dados que sugerem um repensar no uso dos indicadores de qualidade de vida, demasiadamente valorizados em discursos públicos, porém ainda pouco adequados para atingir a amplitude das questões mais subjetivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Hinke Dobrochinski Candido, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB); Graduada em Administração. Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Marialva Tomio Dreher, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora pesquisadora dos programas de pós-graduação Mestrado em Administração e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Pós-doutora em Administração pela UFRGS; Doutorado em Engenharia da Produção pela UFSC; Mestre em Turismo e Hotelaria na Univali e Graduada em Administração na FURB.

Downloads

Publicado

06-06-2013

Como Citar

Candido, H. H. D., & Dreher, M. T. (2013). GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA. Revista Sociais E Humanas, 26(1), 179–196. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041

Edição

Seção

Artigos Livres