COMPORTAMENTO E TIPOLOGIA DO EMPREENDEDOR DIANTE DO INSUCESSO EMPRESARIAL

Autores

  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura Alves Scherer

Palavras-chave:

Comportamento empreendedor, Tipologia de empreendedor, Insucesso empresarial

Resumo

Com o objetivo de analisar as mudanças de comportamento e tipologia de empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial, o presente estudo apresenta uma abordagem sobre: empreendedor, tipologias de empreendedor, insucesso empresarial e comportamento do empreendedor diante do insucesso. As tipologias apresentadas têm como base características comportamentais de empreendedores e são sustentadas por Miner (1996), Vesper (1980) e Filion (1999). Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, faz uso de entrevistas semiestruturadas com sete empreendedores que vivenciaram a descontinuidade dos seus negócios e analisa as mudanças comportamentais da tipologia dos empreendedores de forma qualitativa, por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo. As categorias encontradas por meio dos relatos - excesso de autoconfiança, falta de conhecimento em administração, sofrimento emocional, problemas com os sócios, apoio externo e processo de aprendizagem - são caracterizadas como comportamentos que os empreendedores apresentaram antes, durante e depois do insucesso empresarial e estão relacionadas com as tipologias de empreendedor. Destaca-se que o insucesso empresarial afetou a vida dos empreendedores, no entanto, isso aconteceu de maneira singular para cada indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Laura Alves Scherer

Mestranda em Administração na linha de pesquisa organizações e pessoas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

Minello, I. F., & Scherer, L. A. (2014). COMPORTAMENTO E TIPOLOGIA DO EMPREENDEDOR DIANTE DO INSUCESSO EMPRESARIAL. Revista Sociais E Humanas, 27(1), 81–101. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5415

Edição

Seção

Artigos Livres