AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO DOCUMENTAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Franciele Simon Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Molon Castanho Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Políticas públicas arquivísticas, Universidades federais, Gestão documental.

Resumo

O enfoque da pesquisa, que resultou neste artigo, são as políticas públicas arquivísticas nas universidades federais do Rio Grande do Sul. Dessa forma, são apresentados os resultados referentes políticas arquivísticas das universidades pesquisadas e o processo de gestão documental e instrumentos arquivísticos. Para realizar esta investigação, foram selecionadas as três universidades mais antigas do Estado, onde foram aplicados questionários compostos por questões abertas e fechadas. Os instrumentos foram aplicados aos encarregados pelo setor responsável pela documentação. Os dados coletados foram reunidos e analisados, qualitativamente, e discutidos com base na fundamentação teórica. A discussão e reflexão sobre as políticas públicas arquivísticas voltadas aos arquivos universitários, permitem afirmar que as universidades do estudo aplicam em parte as políticas instituídas pelos órgãos arquivísticos nacionais e as consideram insuficientes. Mesmo assim, as universidades demonstraram interesse em participar do estabelecimento de políticas públicas arquivísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Simon Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Arquivista da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão em Arquivos e mestranda em Patrimônio Cultural da UFSM.

Denise Molon Castanho, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

Carpes, F. S., & Castanho, D. M. (2014). AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO DOCUMENTAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Sociais E Humanas, 27(2), 72–90. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/4926

Edição

Seção

Artigos Livres