Políticas sociais e o território: do “fetiche” a sua ressignificação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175843378Palabras clave:
Território, Políticas sociais, Crianças e adolescentesResumen
A Ciência Geográfica tem como um dos conceitos-chave o território, que é compreendido como um espaço delimitado, nas mais variadas escalas e tempo, por vários atores sociais, a partir das relações de poder. Logo, torna-se um conceito revelador das realidades existentes, pois compreende como os espaços são dominados e apropriados, a partir das funcionalidades e/ou simbologias empregadas, e quais os atores sociais responsáveis por esses processos territoriais. Dito isto, o artigo tem como objetivo analisar como o território (termo exaustivamente inserido nas leis e políticas sociais) passa desse caráter fetichizado para revelador dos contextos sociais, possibilitando ações mais efetivas das políticas sociais de proteção das crianças e dos adolescentes em situação de rua. Fazendo essa análise parte de uma reflexão maior, da pesquisa da tese. Assim, tem-se como resultado que o território, enquanto conceito geográfico, pode contribuir para revelar as realidades sociais (suas demandas e carências) da população infanto-juvenil em situação de rua, possibilitando ações mais efetivas das políticas públicas.
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