Invasores, ocupantes, moradores: Uma fotoetnografia da Cooperativa 2 de Junho em Porto Alegre

Autores

  • renata domingues stoduto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175833957

Palavras-chave:

Ocupação, etnografia, fotografia

Resumo

O projeto fotográfico documental Cooperativa 2 de Junho busca dar rostos às famílias de moradores do prédio de mesmo nome no centro de Porto Alegre e acompanhá-los na luta pela legalização de suas moradias e por seus direitos básicos. Essa luta passa tanto pelo reconhecimento destas famílias como moradores e não invasores e/ou ocupantes, como pelas reformas necessárias para garantir a qualidade de vida e a segurança dos que habitam o local. Para tanto é preciso desmistificar o imaginário que cerca as ocupações e estas famílias que estão na fronteira do sistema habitacional legalizado.  Dessa forma, este projeto não pretende elucidar as questões que envolvem todo um sistema muito mais complexo do que as ocupações em si, somente busca mostrar quem são estas famílias, conhecer o outro e transformá-lo em nós mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

renata domingues stoduto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Porto Alegre, RS.

Mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2012), possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e especialização em Poéticas Visuais pela Feevale (2008). Atualmente é professora de Fotografia na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Foi professora de fotografia na ESPM-Sul e do curso de Graduação Tecnológica de Fotografia da Unisinos entre os anos de 2012 e 2017. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, fotografia publicitária, fotojornalismo, retratos, artes, história da fotografia e imaginário. Entre janeiro e fevereiro de 2012 foi aluna visitante do CEAQ (Centre d?Etude sur l?Actuel et le Quotidien) da Université Sorbonne - Paris Descartes, sob a coordenação do Prof. Dr. Michel Maffesoli.

Referências

GOFFMAN, E. O eu e seu outro. In: ___ Estigma. Rio de Janeiro: LCT, 2017.p.137 – 150

GOFFMAN, E. A Representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes, 1985.

LOTMAN; USPENSKII. Investigaciones semióticas. Entretexto. N.10. Granada, nov, 2007.

SILVA, Marcelo Kunrath. Ocupar! Jornal da Universidade. Ano XXI. Número 213, p.16. Porto Alegre, junho de 2018.

Downloads

Publicado

12-03-2019

Como Citar

stoduto, renata domingues. (2019). Invasores, ocupantes, moradores: Uma fotoetnografia da Cooperativa 2 de Junho em Porto Alegre. Revista Sociais E Humanas, 31(3). https://doi.org/10.5902/2317175833957

Edição

Seção

Produção Artístico-Cultural