ESTUDO COMPARATIVO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS LGBTS DO URUGUAI E BRASIL

Autores

  • Matheus da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Elisabeth da Fonseca Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175828458

Palavras-chave:

LGBT, promoção, direitos humanos, Brasil, Uruguai.

Resumo

No Uruguai, a homossexualidade deixou de ser crime em 1938 e as leis que criminalizam a discriminação estão em vigor desde 2003. No Brasil, contraditoriamente, as políticas públicas acontecem de forma lenta, devido ao grande conservadorismo que existe dentro do governo, o que acaba dificultando os projetos que visam o reconhecimento e a proteção da identidade LGBT. Sendo assim, seguindo o método empírico da observação analítica, este estudo propõe uma revisão bibliográfica acerca dos direitos humanos à luz dos direitos LGBTs. Propõe, ainda, ressaltar a importância que as organizações internacionais terão nesse processo, em que os documentos da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Organização dos Estados Americanos possibilitam levantar os dados para fazer a comparação, além de analisar os relatórios dos portais governamentais de ambos os países. Com isso, observa-se que o Uruguai acaba sendo um dos Estados mais inclusivos e amistosos da América Latina para o público LGBT, devido às suas ações unificadas e progressivas. E que o Brasil possui suas especificidades, uma vez que políticas públicas são criadas com menor intensidade, aliando-se a um histórico de tratados internacionais, em meio a violação de direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando do 7ª período de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre o Sistema Global e Regional de Direitos Humanos do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (NUPEDH/UFU). Presidente e professor na Organização Galera da Redação.

Elisabeth da Fonseca Guimarães

Professora Titular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre o Sistema Global e Regional de Direitos Humanos do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (NUPEDH/UFU) e do Grupo de Pesquisa trabalho e Educação (GPTES/UFU).

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Silva, M. da, & Guimarães, E. da F. (2017). ESTUDO COMPARATIVO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS LGBTS DO URUGUAI E BRASIL. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175828458