ENVELHECIMENTOS MASCULINOS: ENTRE VIVÊNCIAS PLURAIS E EXIGÊNCIAS NORMATIVAS

Autores

  • Gabriela Felten da Maia Universidade Federal de Santa Maria
  • Fátima Cristina Vieira Perurena Universidade Federal de Santa Maria
  • Benedito Medrado Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Envelhecimentos, Gênero, Masculinidades, Sexualidade, Processos de subjetivação.

Resumo

Neste artigo nos propomos a descrever e analisar significados de velhice e envelhecimento produzidos em um contexto de homossociabilidade, a partir de informações produzidas em pesquisa de mestrado realizada em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Partimos das leituras teóricas que buscam compreender os homens e as masculinidades como construções de gênero. Buscamos compreender como ordens simbólicas de gênero produzem distintos olhares ao processo de envelhecer, constituindo-o como plural e heterogêneo, mas ao mesmo tempo marcados por jogos de poder. A metodologia, de natureza qualitativa, baseou-se em registros etnográficos feitos em uma praça central da cidade, onde se concentram uma expressiva quantidade de homens considerados velhos. Nossas análises destacam a multiplicidade de formas possíveis de categorizar, definir e diferenciar experiências de envelhecimento, produzindo modos de ser homem velho também diversos, fortemente marcados pela sexualidade como dispositivo de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Felten da Maia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Maria; é Mestre em Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria; pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (GEPACS-UFSM).

Fátima Cristina Vieira Perurena, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências Sociais, Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (GEPACS-UFSM).

Benedito Medrado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Psicologia Social, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Membro do Instituto Papai (PE).

Downloads

Publicado

12-02-2012

Como Citar

Felten da Maia, G., Vieira Perurena, F. C., & Medrado, B. (2012). ENVELHECIMENTOS MASCULINOS: ENTRE VIVÊNCIAS PLURAIS E EXIGÊNCIAS NORMATIVAS. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 162–177. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2845

Edição

Seção

Artigos Livres