RELAÇÕES DE GÊNERO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA PELA INTERNET: ESTUDO DAS DIMENSÕES DO RISCO PERCEBIDO

Juliana Del Secchi Dias de Carvalho, Wesley Vieira da Silva, Jansen Maia Del Corso, Ubiratã Tortato

Resumo


O risco percebido é considerado como um dos grandes entraves para o crescimento da Internet como canal de compras. A inovação que este artigo propõe para os estudos desta temática é a avaliação do risco percebido nas compras pela Internet sob uma perspectiva de gênero, motivada por estudos precedentes que revelaram uma significativa maior adesão a este comércio por parte dos homens, que seriam também mais propensos a assumir riscos. Para tanto, foi realizado uma estudo quantitativo, com corte transversal, por meio de surveys eletrônicas disponibilizadas na Internet. A amostra foi composta por 190 internautas (90 mulheres e 80 homens), que haviam comprado produtos e/ou serviços pela Internet nos seis meses antecedentes à pesquisa, residentes em diversas regiões do Brasil e no exterior. Os resultados permitiram análises comparativas da percepção dos respondentes de cada gênero em cinco dimensões (financeiro, desempenho, psicológico, físico, social, tempo/conveniência) e no risco total que pode ser percebido nas compras realizadas pela Internet, avaliando a existência de diferenças estatisticamente significativas e possibilitando uma classificação destas dimensões por ordem de intensidade.


Palavras-chave


Relações de gênero; Compras pela internet; Risco percebido

Texto completo:

PDF




 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.