ALÉM DO BEBER: PERSPECTIVAS SOBRE CULTURA, IDENTIDADE E DESIGN EM PRODUTOS LOCAIS.

César Steffen

Resumo


O rótulo de um produto é um dos principais objetos de identificação do público consumidor, desempenhando um papel essencial na identificação e na decisão de compra do consumidor, pois identifica a marca, o estilo e as características físicas, funcionais do produto, muitas vezes refletindo estilos, gostos, cultura e expectativas do público-alvo. Tendo isto como premissa, este estudo investe em analisar e problematizar o impacto do projeto de design gráfico na comunicação da embalagem através dos rótulos. Toma por amostra inicial os rótulos das cervejas artesanais gaúchas, buscando identificar se estabelecem relação com o público local através de aplicação, manipulação e exposição de elementos gráficos e visuais regionais, e da análise semiótica os elementos para a análise.



Palavras-chave


rótulos, design gráfico, identidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2317175827946



 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.