ALÉM DO BEBER: PERSPECTIVAS SOBRE CULTURA, IDENTIDADE E DESIGN EM PRODUTOS LOCAIS.

Autores

  • César Steffen Doutor em Comunicação Social; professor do Mestrado em Design da UNIRITTER (Porto Alegre RS).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827946

Palavras-chave:

rótulos, design gráfico, identidade.

Resumo

O rótulo de um produto é um dos principais objetos de identificação do público consumidor, desempenhando um papel essencial na identificação e na decisão de compra do consumidor, pois identifica a marca, o estilo e as características físicas, funcionais do produto, muitas vezes refletindo estilos, gostos, cultura e expectativas do público-alvo. Tendo isto como premissa, este estudo investe em analisar e problematizar o impacto do projeto de design gráfico na comunicação da embalagem através dos rótulos. Toma por amostra inicial os rótulos das cervejas artesanais gaúchas, buscando identificar se estabelecem relação com o público local através de aplicação, manipulação e exposição de elementos gráficos e visuais regionais, e da análise semiótica os elementos para a análise.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Steffen, Doutor em Comunicação Social; professor do Mestrado em Design da UNIRITTER (Porto Alegre RS).

É Doutor em Comunicação Social formado pela FAMECOS/PUCRS em 2010. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e é especialista em Educação à Distância (2008). Possui três livros e vários artigos publicados no Brasil e exterior. Iniciou sua carreira no mercado de comunicação em 1992, inicialmente como redator, posteriormente como diretor de criação e marketing, e em projetos de comunicação digital e e-commerce. Atualmente é docente nas áreas de Comunicação Social e Administração - Marketing, e consultor de empresas nas áreas de marketing, internet, comunicação, publicidade e administração. Foi consultor externo do SEBRAE-RS, apoiando o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, especialmente as instaladas em Incubadoras Empresariais. Atua junto aos cursos de de Marketing do UNILASALLE (Canoas-RS) e de Comunicação Social da UNIRITTER Laureate International Universities (Porto Alegre - RS), tendo passagem por outras instituições de ensino superior, onde obteve ampla experiência em educação e também em gestão educacional.

http://lattes.cnpq.br/7814267074560777

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Steffen, C. (2017). ALÉM DO BEBER: PERSPECTIVAS SOBRE CULTURA, IDENTIDADE E DESIGN EM PRODUTOS LOCAIS. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175827946