BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175827701Palavras-chave:
Bullying, intervenção, risco e proteção, resiliênciaResumo
Este artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre o bullying escolar, definido como prática violenta intencional praticada entre pares, com desigualdade de poder, que prejudica as relações humanas, com consequências e mudanças nas características biopsicológicas dos envolvidos. O relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida por uma professora de uma escola pública do sul do Brasil, a qual solicitou aos seus alunos, no início do ano letivo, a produção de texto intitulada “Quem sou eu?”. O texto de um dos alunos sobre seu sofrimento de voltar para a escola por sofrer bullying motivou a docente a desenvolver um projeto de intervenção. Ao final do ano letivo, foi solicitada nova produção de texto, por meio do qual se constatou o desenvolvimento positivo do referido estudante. O relato dessa experiência apresenta as duas produções do aluno e o projeto de intervenção desenvolvido no ambiente escolar.Downloads
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Publicado
30-12-2017
Como Citar
Fernandes, G., Mattar Yunes, M. A., & Taschetto, L. R. (2017). BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175827701
Edição
Seção
Artigos Livres