BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA

Autores

  • Grazielli Fernandes Universidade La Salle
  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade La Salle
  • Leonidas Roberto Taschetto Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827701

Palavras-chave:

Bullying, intervenção, risco e proteção, resiliência

Resumo

Este artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre o bullying escolar, definido como prática violenta intencional praticada entre pares, com desigualdade de poder, que prejudica as relações humanas, com consequências e mudanças nas características biopsicológicas dos envolvidos. O relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida por uma professora de uma escola pública do sul do Brasil, a qual solicitou aos seus alunos, no início do ano letivo, a produção de texto intitulada “Quem sou eu?”. O texto de um dos alunos sobre seu sofrimento de voltar para a escola por sofrer bullying motivou a docente a desenvolver um projeto de intervenção. Ao final do ano letivo, foi solicitada nova produção de texto, por meio do qual se constatou o desenvolvimento positivo do referido estudante. O relato dessa experiência apresenta as duas produções do aluno e o projeto de intervenção desenvolvido no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielli Fernandes, Universidade La Salle

É Mestra em Educação pela Universidade La Salle - Unilasalle e graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É professora de Língua Portuguesa em unidade escolar da Prefeitura de Canoas. Atualmente, atua como Coordenadora do Programa Mais Educação, como Presidente do Conselho Escolar e como Supervisora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. É membro do Projeto de Pesquisa "Programas de Intervenção para promoção de resiliência: a formação de facilitadores em contexto de políticas públicas de atendimento psicossocial".

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade La Salle

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1977), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia (1991) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora permanente no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Fundou o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-RUA da FURG e o Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias - NEAF/FURG. Atualmente coordena o Centro de Referência e Atenção às Famílias - CRAF do Unilasalle em parceria com o CRAF/FURG. Membro do Comitê Assessor (Educação e Psicologia) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande so Sul/FAPERGS do qual foi coordenadora até agosto/2011. Consultora de periódicos nacionais e internacionais. Editora Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura. Tem experiência em pesquisas e intervenções na área de Psicologia, com ênfase na Educação e Desenvolvimento Psicológico de Populações em Situação de Risco na perspectiva da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, atuando principalmente nos seguintes temas: resiliência familiar e parental, bioecologia do desenvolvimento, programas de apoio e educação de/para famílias, direitos de crianças, adolescentes e famílias em situações de risco e formação de agentes sociais.

Leonidas Roberto Taschetto, Universidade La Salle

Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral (SWE-CAPES) na Université Paris 8 - Vincennes-Saint Denis, Departamento de Filosofia (Bolsa CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsa Capes). Especialista em Teoria Psicanalítica pela UNISINOS. Graduado em Psicologia pela UNISINOS. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação do UNILASALLE, na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Tem experiência profissional nas áreas de Educação e Psicologia. Editor-chefe da Revista de Educação, Ciência e Cultura. Atualmente pesquisa temas relacionados à formação de professores, práticas educativas em classes multisseriadas/heterogêneas, ensino-aprendizagem, cuidado de si, alteridade, currículo, corpo. É pesquisador desde 1999 do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Análise de Discurso (GPEAD), vinculado à Linha de Pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologias (PPGEdu/UFRGS/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnopóeticas, Neuroestética e Cognição (UFRGS/UNILASALLE/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (UNILASALLE/CNPq).

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Fernandes, G., Mattar Yunes, M. A., & Taschetto, L. R. (2017). BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175827701