“PAPÉIS” DE GÊNERO, HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DE GÊNERO

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luiz Henrique Casett Horn Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827623

Palavras-chave:

Gênero, Homossexualidade, Escola

Resumo

O presente texto trata de uma breve discussão sobre os papéis sociais atribuídos aos sujeitos a partir de seu sexo biológico e de como essa construção sociocultural define normas de conduta moral e comportamental – heteronorma – desqualificando sujeitos que a ela não se adequam. A partir dessa afirmação, apresenta-se a figura do “inadaptado”, termo defendido por Mead (2009) e com o qual se relaciona a homossexualidade. A escola é defendida como espaço no qual as questões de gênero devam ser debatidas, respeitando a diversidade, e não apenas como reprodutora de valores construídos pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas por essa Universidade.

Luiz Henrique Casett Horn, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Advogado e Consultor Jurídico. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduando em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

20-10-2017

Como Citar

Pereira, D. de M., & Horn, L. H. C. (2017). “PAPÉIS” DE GÊNERO, HOMOSSEXUALIDADE E ESCOLA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DE GÊNERO. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175827623