QUESTÃO PENITENCIÁRIA E ENCARCERAMENTO FEMININO

Autores

  • Valeska Berman Machado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827471

Palavras-chave:

Questão penitenciária, Encarceramento feminino, Mulher, prisão.

Resumo

Neste ensaio teórico, temos como objetivo abarcar e problematizar elementos basilares para a fundamentação teórica da questão penitenciária e do encarceramento feminino, esclarecendo noções importantes em relação ao cenário, não unicamente contemporâneo, mas também histórico que envolve a questão penitenciária. O texto está dividido em dois blocos: o primeiro traz uma reflexão sobre a trajetória da pena de prisão e a constituição de uma questão penitenciária, o segundo tensiona a relação entre mulher, cárcere e prisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Berman Machado, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano (2011) e Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde Mental pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e Mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2015). Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Maria e Coordenadora do Trabalho Social no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Maria/RS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em encarceramento feminino, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, capitalismo, relações sociais, políticas públicas, saúde mental, homofobia, gênero, encarceramento feminino e política de habitação.

Downloads

Publicado

20-10-2017

Como Citar

Machado, V. B. (2017). QUESTÃO PENITENCIÁRIA E ENCARCERAMENTO FEMININO. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175827471