UM RETRATO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRABALHO GERENCIAL EM FARMÁCIAS NA GRANDE BELO HORIZONTE

Autores

  • Magnus Luiz Emmendoerfer UFV - Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Gerentes, Gênero nas organizações, Relações de trabalho, Vida cotidiana, Usos do Tempo.

Resumo

O objetivo é descrever as relações de gênero no trabalho gerencial de lojas de uma organização farmacêutica varejista na Grande Belo Horizonte - GBH. A perspectiva da pesquisa é a de retratar em que aspectos as relações de gênero se fazem presentes na organização em voga. A pesquisa emprega o método estudo de caso com o estudo de usos do tempo e um questionário autoaplicado com 32 questões com respostas estruturadas sobre o perfil socioeconômico dos gerentes e o contexto organizacional em estudo. Como conclusão apresenta-se um retrato da desigualdade nas relações de gênero, que mostra que ser gerente na organização estudada implica em: (a) sujeitar-se a ter uma renda inicial menor na primeira posição de autoridade nas lojas (como assistente de gerência na organização estudada); (b) ingressar como funcionária na organização mais tarde que a média da maioria das pessoas do sexo masculino; (c) conciliar as sua motivações para o trabalho remunerado com as demandas e tensões vivenciadas nos cuidados da casa e da família (incluindo filhos) no espaço doméstico, o que desemboca em uma jornada dupla ou tripla de trabalho, uma vez que o companheiro do sexo masculino atua na maioria das vezes na condição de “ajuda” e não necessariamente de compromisso e responsabilidade compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, UFV - Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Administrador e Mestre em Administração CAD/CPGA/UFSC. Professor e Pesquisador no Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa. Avaliador Ad hoc do SINAES/INEP/MEC e do Programa E-TEC Brasil. Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Revistas e Eventos Técnico-Científicos Qualis/CAPES. É formado em cursos de reconhecimento internacional como Humans Relations Dale Carnegie Training, Networking Essentials Microsoft e Empretec Entrepreneurship Technology - Organização das Nações Unidas/SEBRAE. Membro Associado de organizações científicas como: ANPAD, ANGRAD e SBS. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa em Administração; Empreendedorismo, Políticas Públicas, Turismo e Usos do Tempo na Sociedade.

Downloads

Publicado

29-06-2011

Como Citar

Emmendoerfer, M. L. (2011). UM RETRATO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRABALHO GERENCIAL EM FARMÁCIAS NA GRANDE BELO HORIZONTE. Revista Sociais E Humanas, 23(2), 67–82. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2701

Edição

Seção

Artigos Livres