DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Marina de Mello Borsatto Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • João Henrique Zanelatto Universidade do Extremo Sul Catarinense.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825841

Resumo

A educação constitui-se em um dos caminhos que pode auxiliar a mudança da vida de um ser humano, porém, quando não tem qualidade, acaba se tornando um fardo. O desempenho dos alunos se torna ainda melhor quando os profissionais da educação são bem qualificados e estão preparados para agir não só dentro da sua área de atuação, mas na garantia dos direitos de todos os cidadãos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar se os profissionais da educação estão preparados para agir na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Através de um questionário, foi possível identificar o nível de conhecimento dos professores que lecionam no curso de magistério da Escola Sebastião Toledo dos Santos, Criciúma – SC. Verificou-se que apesar dos obstáculos que a educação enfrenta, os professores conhecem as leis que garantem os direitos deste público e interferem sempre que necessário.

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Biografia do Autor

Marina de Mello Borsatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Graduada em Ciências Biológicas e especialista em Educação, Diversidade e Redes de Protação Social.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Pós-Doutor e Doutor em História, professor do Curso de Economia, História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC) e membro do grupo de pesquisa “História Econômica e Social de Santa Catarina”.

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Publicado

30-12-2017

Como Citar

Borsatto, M. de M., & Zanelatto, J. H. (2017). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS: PROFESSORES DO CURSO DO MAGISTÉRIO E SUA EXPERIÊNCIA COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175825841