PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Diana Leonardo Dias Universidade Federal de Viçosa
  • Sheila Maria Doula Universidade Federal de Viçosa
  • Poliana Oliveira Cardoso Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175824940

Palavras-chave:

Juventude, Participação Política, Internet, Representações Sociais.

Resumo

A expansão da internet com canais de comunicação mais rápidos e menos onerosos tem influenciado diretamente as relações sociais e políticas, o que por sua vez, tem propiciado novas formas de organização e ativismo. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender as representações juvenis a respeito da participação política mediada pelo uso das TICs. A metodologia inclui revisão bibliográfica e coleta de dados através da aplicação de questionários. Como resultado, destaca-se que a internet é entendida como um espaço público de contestações, debates, comunicação irrestrita, mobilizações, formação de opiniões, mas ao mesmo tempo se constitui como o local do comodismo e da falta de efetividade, demonstrando que finalidade seria de complementar as formas clássicas de participação, não substituí-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Leonardo Dias, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda do programa de Extensão Rural, Departamento de economia Rural - UFV.  Pesquisadora do Observatório da Juventude Rural - UFV.

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural, Departamento de Economia Rural, Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário, Edifício Edson Potsch Magalhães, CEP 36570-000, Viçosa, MG. Líder do Observatório da Juventude Rural - UFV.

Poliana Oliveira Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural, Departamento de Economia Rural - UFV. Pesquisadora do Observatório da Juventude Rural - UFV.

Downloads

Publicado

27-06-2017

Como Citar

Dias, D. L., Doula, S. M., & Cardoso, P. O. (2017). PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175824940

Edição

Seção

Artigos Livres