A INSERÇÃO DOS PROFISSIONAIS INTEGRANTES DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Janaína Lunardi Canabarro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daiana Foggiato de Siqueira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175824168

Palavras-chave:

Profissionais da Saúde, Residência não médica não odontológica, Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar e analisar na produção científica os fatores que interferem na inserção dos profissionais integrantes das Residências Multiprofissionais em serviços de saúde. Método: realizou-se uma revisão integrativa na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). O corpus desta revisão integrativa foi constituído por 14 artigos.  Resultados: a partir da análise do conteúdo dos artigos selecionados, emergiram as seguintes categorias: Potencialidades da inserção dos profissionais integrantes da Residência Multiprofissional nos serviços; Fragilidades e necessidades para inserção dos profissionais integrantes da Residência Multiprofissional nos serviços de saúde.  Considerações finais: diante dos resultados e da importância da Residência Multiprofissional para a formação profissional e para o serviço, é preciso pensar em estratégias para mudança de concepção quanto aos modelos paradigmáticos centrado na figura biomédico, percebendo a necessidade das demais profissões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Lunardi Canabarro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Professora do curso técnico em enfermagem na Faculdade Integrada de Santa Maria. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM).

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM).

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem e na Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde. 

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Canabarro, J. L., Siqueira, D. F. de, & Terra, M. G. (2017). A INSERÇÃO DOS PROFISSIONAIS INTEGRANTES DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Sociais E Humanas, 29(3). https://doi.org/10.5902/2317175824168

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)