RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NO USO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Wladimir Colman de Azevedo Junior Professor Assistente-A, Faculdade de Economia Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-MT http://orcid.org/0000-0002-8695-562X
  • Alexandre Magno de Melo Faria Professor Adjunto Faculdade de Economia Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcos Rodrigues Professor Assistente A Universidade Federal da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175823157

Palavras-chave:

Ética, Métodos Quantitativos, Instituições de Ensino Superior

Resumo

A influência dos métodos quantitativos utilizados na investigação científica sobre a Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil é o objetivo deste estudo. Utilizando pesquisa bibliográfica, identificou-se que a falta de ética, na gestão dos métodos quantitativos, pode levar a inferências fraudulentas. A conseqüência seria o atraso na evolução do conhecimento científico e do desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, a responsabilidade social só será alcançada se as IES incentivarem e monitorarem as motivações de seus pesquisadores e ao tratamento dos dados recolhidos através da inibição da pesquisa não-científica.

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Biografia do Autor

Wladimir Colman de Azevedo Junior, Professor Assistente-A, Faculdade de Economia Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-MT

Economista forma na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em Agronegócio e Desenvolvimento Regional, pela mesma instituição, atualmente curso doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Professor Assistente-A da Faculdade de Economia da UFMT. 

Alexandre Magno de Melo Faria, Professor Adjunto Faculdade de Economia Universidade Federal de Mato Grosso

Economista (UFMT), mestre e doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-doutor em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal), com bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES. Professor Adjunto IV da Faculdade de Economia da UFMT, Campus Cuiabá. Atua na área de economia, com ênfase em desenvolvimento socioambiental, economia ecológica e dinâmica agrária.

Marcos Rodrigues, Professor Assistente A Universidade Federal da Amazônia (UFRA)

Atualmente é doutorando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é professor Assistente A na Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Economia, com foco de pesquisa em: Agricultura Familiar, Agronegócios, Cadeias Produtivas e Mercados de Comercialização da produção agroindustrial.

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Publicado

20-10-2017

Como Citar

Azevedo Junior, W. C. de, Faria, A. M. de M., & Rodrigues, M. (2017). RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ÉTICA NO USO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175823157