A GESTÃO PARTICIPATIVA E A EDUCAÇÃO INTERTRANSCULTURAL

Autores

  • Ana Angélica de Oliveira Ferreira Caetano Instituto Superior Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC/RJ)
  • Carla Patrícia Quintanilha Corrêa Instituto Superior Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175817771

Palavras-chave:

Estudos culturais, Escola cidadã, Gestão democrática

Resumo

Este trabalho aborda a importância da gestão participativa como pré-requisito para o desenvolvimento de uma educação intertranscultural. Inicialmente propõe uma análise acerca da evolução dos estudos culturais no campo educacional, procurando delimitar teoricamente alguns conceitos relevantes como: multiculturalismo, interculturalismo,  transculturalismo e, sobretudo, intertransculturalismo. Em seguida, discute a relação entre a realização da intertransculturalidade e a prática da gestão democrática e participativa, no contexto do projeto de escola cidadã. Por fim, aborda o planejamento participativo e, consequentemente, o projeto político-pedagógico como mecanismos de promoção de uma educação intertranscultural e da formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos.

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Biografia do Autor

Ana Angélica de Oliveira Ferreira Caetano, Instituto Superior Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC/RJ)

Pós-Graduada em Gestão Escolar (ISEPAM)

Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Instituto Superior Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC/RJ)

Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM.

Doutoranda em Educação- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFMG).

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

Caetano, A. A. de O. F., & Corrêa, C. P. Q. (2016). A GESTÃO PARTICIPATIVA E A EDUCAÇÃO INTERTRANSCULTURAL. Revista Sociais E Humanas, 28(3), 23–35. https://doi.org/10.5902/2317175817771

Edição

Seção

Artigos Livres