A GESTÃO PARTICIPATIVA E A EDUCAÇÃO INTERTRANSCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175817771Palavras-chave:
Estudos culturais, Escola cidadã, Gestão democráticaResumo
Este trabalho aborda a importância da gestão participativa como pré-requisito para o desenvolvimento de uma educação intertranscultural. Inicialmente propõe uma análise acerca da evolução dos estudos culturais no campo educacional, procurando delimitar teoricamente alguns conceitos relevantes como: multiculturalismo, interculturalismo, transculturalismo e, sobretudo, intertransculturalismo. Em seguida, discute a relação entre a realização da intertransculturalidade e a prática da gestão democrática e participativa, no contexto do projeto de escola cidadã. Por fim, aborda o planejamento participativo e, consequentemente, o projeto político-pedagógico como mecanismos de promoção de uma educação intertranscultural e da formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos.Downloads
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Publicado
30-06-2016
Como Citar
Caetano, A. A. de O. F., & Corrêa, C. P. Q. (2016). A GESTÃO PARTICIPATIVA E A EDUCAÇÃO INTERTRANSCULTURAL. Revista Sociais E Humanas, 28(3), 23–35. https://doi.org/10.5902/2317175817771
Edição
Seção
Artigos Livres