Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais

Vanda Catarina Duarte, Renato Beschizza Silva, Eder Sá Alves Campos

Resumo


erificar a qualidade da infraestrutura dos equipamentos de educação em dois municípios do norte de Minas Gerais e se os produtos previstos em projeto prioritário da Secretaria de Estado da Educação chegavam aos municípios. A pesquisa se orientou pelas questões: os equipamentos utilizados pelas escolas da rede estadual das cidades visitadas correspondem aos padrões mínimos necessários para a prestação dos serviços educacionais? Quão relevante é avaliar a qualidade dos serviços pela dimensão infraestutrura? A metodologia proposta para a pesquisa é adequada e seria passível de ser reaplicada para todo o Estado? Os produtos previstos no projeto prioritário chegam aos municípios? Os dados mostraram que: a) a pesquisa é adequada por permitir o levantamento de informações relevantes para a Secretaria e para o gestor governamental e a metodologia utilizada pode ser reaplicada no caso de expansão da pesquisa; b) a maioria dos produtos prevista no projeto chega aos municípios conforme estabelecido, mas não existe adequação entre o produto entregue e a necessidade das escolas, nem conhecimento de como estes estão sendo incorporados; e c) pesquisas de avaliação da qualidade pela dimensão infraestrutura ainda é relevante na realidade do estado de Minas Gerais.

Palavras-chave


Educação; Avaliação; Qualidade de Infraestrutura

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