Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais

Autores

  • Vanda Catarina Duarte
  • Renato Beschizza Silva
  • Eder Sá Alves Campos

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, Qualidade de Infraestrutura

Resumo

erificar a qualidade da infraestrutura dos equipamentos de educação em dois municípios do norte de Minas Gerais e se os produtos previstos em projeto prioritário da Secretaria de Estado da Educação chegavam aos municípios. A pesquisa se orientou pelas questões: os equipamentos utilizados pelas escolas da rede estadual das cidades visitadas correspondem aos padrões mínimos necessários para a prestação dos serviços educacionais? Quão relevante é avaliar a qualidade dos serviços pela dimensão infraestutrura? A metodologia proposta para a pesquisa é adequada e seria passível de ser reaplicada para todo o Estado? Os produtos previstos no projeto prioritário chegam aos municípios? Os dados mostraram que: a) a pesquisa é adequada por permitir o levantamento de informações relevantes para a Secretaria e para o gestor governamental e a metodologia utilizada pode ser reaplicada no caso de expansão da pesquisa; b) a maioria dos produtos prevista no projeto chega aos municípios conforme estabelecido, mas não existe adequação entre o produto entregue e a necessidade das escolas, nem conhecimento de como estes estão sendo incorporados; e c) pesquisas de avaliação da qualidade pela dimensão infraestrutura ainda é relevante na realidade do estado de Minas Gerais.

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Como Citar

Duarte, V. C., Silva, R. B., & Campos, E. S. A. (2010). Análise da Qualidade dos Serviços Públicos de Educação – um Estudo Piloto em Minas Gerais. Revista Sociais E Humanas, 22(2), 47–60. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1179

Edição

Seção

Artigos Livres