Esfera Pública Ambiental: das novas relações empresa (mercado), Estado e sociedade

Autores

  • João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5902/223667254874

Palavras-chave:

Esfera pública ambiental, cidadão consumidor, racionalidade empresarial

Resumo

O presente artigo mapeia, identifica e analisa as novas conformações relativas às interfaces entre o Estado (e o funcionamento das instituições democráticas), o Mercado (através das novas disposições da empresa capitalista na contemporaneidade) e a Sociedade. Trata-se uma realidade que — ao lado da conhecida realidade das limitações da sociedade democrática e suas instituições para se anteciparem aos problemas socioambientais, e da ênfase sobre as políticas e ações regulatórias de natureza coercitiva — as ações das empresas vigem para além das margens da regulação Estado/Mercado, sedimentando um campo que denota uma conexão direta entre a Sociedade e o Mercado. A presente análise tenta compreender essa nova dinâmica, suas conexões e consequências para a estruturação do macro e do micro mundo socioambiental. Destaca como emergente e relevante, na cena socioambiental, a figura do cidadão-consumidor.

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Publicado

2012-03-03

Como Citar

Costa Lima, J. V. R. B. da. (2012). Esfera Pública Ambiental: das novas relações empresa (mercado), Estado e sociedade. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 1(2), 115–130. https://doi.org/10.5902/223667254874

Edição

Seção

Artigos