Cultura política e Estado na América latina e Filipinas.

Autores

  • Mario Luis Grangeia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Matias López Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672521591

Palavras-chave:

desigualdade, América Latina, Filipinas, democracia, valores políticos.

Resumo

O modelo político latino-americano – e brasileiro em particular – é tradicionalmente atribuído por pesquisadores locais à herança ibérica, argumento reforçado ainda hoje. Entretanto, tal variável também se vê nas Filipinas, ex-colônia espanhola do sudeste asiático cuja política e cultura têm muito em comum com a América Latina. Esses países compartilham a desigualdade social e política, patrimonialismo, clientelismo e desafios como a insatisfação popular com as elites políticas e altos níveis de violência urbana. Embora com padrões institucionais e culturais que remontam ao passado ibérico, países latino-americanos e as Filipinas encararam dilemas opostos. Enquanto o corporativismo e o excessivo estatismo são vistos como problemas nas principais economias latino-americanas, o maior problema indicado pela literatura nas Filipinas é a atrofia e a incapacidade do Estado: haveria Estado demais em ex-colônias nas Américas e Estado de menos na ex-colônia asiática. Exploramos esse contraste entre sociedades parecidas e Estados diferentes para problematizar argumentos causais caros às literaturas brasileira e latino-americana. Para apoiar nossa aproximação entre os casos latino-americanos e o filipino, comparamos dados de survey e exploramos o contraste entre o desenvolvimento histórico das Filipinas e do Brasil, considerado aqui um caso típico da América Latina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Luis Grangeia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIED/UFRJ).

Matias López, Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile).

Doutorando en el Programa Doctoral en Ciencia Política de la Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Santiago, Chile; colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIED/UFRJ).

Downloads

Publicado

2016-03-27

Como Citar

Grangeia, M. L., & López, M. (2016). Cultura política e Estado na América latina e Filipinas. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 5(2), 109–136. https://doi.org/10.5902/2236672521591