Cooperativismo: uma análise da gestão de três cooperativas de Erechim/RS e dos indicadores econômico-financeiros de 2006 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043229688Palavras-chave:
Cooperativismo, Desempenho, Indicadores econômicos e financeirosResumo
O cooperativismo contribui com o crescimento social e econômico do país, atingindo todos os segmentos, de forma direta ou indireta. Há algumas atividades em que as cooperativas seguem um regramento imposto pelo Estado, que muito contribui para a gestão. O indicador econômico financeiro permite uma análise mais aprofundada dos resultados das Cooperativas, sendo que esta pode ser analisada sob vários aspectos, acompanhando os impactos ocorridos ao fechamento de cada período e assim utilizá-lo como ferramenta para determinar ações para a tomada de decisão. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar através de indicadores econômicos e financeiros a gestão das três maiores cooperativas de Erechim em seus ramos de atuação Infraestrutura, Credito e Agropecuária no período de 2006 a 2015. Trata-se de pesquisa descritiva, e quantitativa quanto a abordagem do problema. Pode-se concluir que a análise dos indicadores nos anos abordados é capaz de transmitir a evolução das cooperativas e as interferências das suas gestões ao tentar crescer, expandir a atuação ou mesmo recuperar uma situação difícil herdada de exercícios anteriores.
Downloads
Referências
BENATO, João Vitorino Azolin. O ABC do cooperativismo. São Paulo: ICA, 1994.
SANTOS, Ariovaldo dos; GOUVEIA, Fernando Henrique Câmara; DOS SANTOS VIEIRA, Patrícia. Contabilidade das sociedades cooperativas: aspectos gerais e prestação de contas. Atlas, 2008.
LAIMER, Claudionor Guedes; LAIMER, Viviane Rossato. Gestão Estratégica e Financeira: Estudos em cooperativas de créditos. 4. ed. Porto Alegre: Méritos, 2012.
OLIVEIRA, Nestor Braz de. Cooperativismo: guia prático. 2. ed. Porto Alegre: Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, 1984.
PAGNUSSATT, Alcenor. Guia do Cooperativismo de Crédito: organização Governança e Politícas Cooperativas. 1. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2014.
PAGNUSSATT, Alcenor. Guia do cooperativismo de crédito: organização, governança e políticas corporativas. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2009.
PIRAN, Nedio. Agricultura Familiar: lutas e perspectivas do Auto Uruguai. 1. ed. Erechim: EdiFapes, 2001.
SCHNEIDER, José Odelso. Educação Cooperativa e suas Práticas. Porto Alegre: Sescoop, 2009.
TARGET. Como surgiu o cooperativismo. Disponível em: http://wwwtarget.blogspot.com/2007/08/como-surgiu-o-cooperativismo.html. Acesso em: 14 mar. 2016, 23:13:30
TOMAZETTE, Marlon. Curso de Direito Empresarial: Teoria Geral e Direito Societário. 6. ed. Porto Alegre :Atlas, 2014.
SILVA, Alexandre Alcantara da. Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade Empresarial, 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 9. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011.
MATARAZZO, Dante Carmine. Analise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
SISTEMA OCB. Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa – 2016. São Paulo, 2016. [S.l.: s.n].
Portal COTREL. Disponível em: http:// http://www.COTREL.com.br/empresa. Acesso em: 3 mar. 2016.
Portal CRERAL. Disponível em: http://www.CRERAL.com.br/index.php?id_menu=empresa. Acesso em: 11 abr. 2016.
Portal SICREDI. Disponível em: https://www.SICREDI.com.br/html/conheca-o-SICREDI/historico/. Acesso em: 1 mar. 2016.
RAMPAZZO, Sônia Elisete; CORRÊA, Fernanda Zanin Mota. Desmitificando a metodologia científica: guia prático de produção de trabalhos acadêmicos. Erechim: Habilis, 2008
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).