Análise da Metodologia Alternativa para Recebimento de Biomassa em uma Cooperativa Agroindustrial do Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043221923Palabras clave:
Biomassa/cavaco. Combustão. Desenvolvimento Sustentável.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar os resultados financeiros gerados pela aplicação de uma metodologia alternativa para recebimento da biomassa/cavaco em uma cooperativa agroindustrial avícola do oeste do Paraná. Essa metodologia foi concebida como uma forma de promoção do desenvolvimento econômico sem a redução de recursos naturais e geração de mínimos danos ao meio ambiente pelo processo de combustão para aquecimento da caldeira da agroindústria, e tem como base teórica o Relatório Brundtland (1991) e diretrizes básicas das normas caracterizadas pela ISO 14000. Aplicaram-se procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e exploratória, estudo de caso, bem como observação participante. Os resultados foram analisados sob abordagem quali-quantitativa e apontaram que a adoção dessa metodologia diminui custos de produção do vapor na caldeira sem comprometimento à demanda de produção industrial, o que contribui para a agroindústria investigada alcançar desempenho mais sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).