Resultados alcançados com a implantação de um Business Intelligence em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043236614

Palavras-chave:

Cooperativa, CSC – Centro de Serviços Compartilhados, Business Intelligence

Resumo

O objetivo deste trabalho é evidenciar como a implementação do Business Intelligence (BI) pode melhorar o desempenho operacional de um setor de serviços financeiros. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa intervencionista realizada no setor de análise de crédito de uma Central de Cooperativas de Crédito, que presta serviços em formato de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) a suas filiadas. No estudo utilizou-se da triangulação de informações por meio de coleta de dados e evidências documentais, observação direta e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de implementar mecanismos de controle de desempenho e produtividade segregada. Na pesquisa foi evidenciado que o desempenho do setor estava sendo negativamente impactado, resultando em morosidade e ociosidade no processo. Este estudo também revelou que a implementação do BI influenciou diretamente no desempenho do setor. Os resultados mostraram que o tempo de conclusão do processo diminuiu de 35 para 14 dias em média, além de aproximadamente quadruplicar a quantidade de análises efetivadas pelo setor.

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Biografia do Autor

Ariadne Beilner Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, tem especialização em Gestão Financeira pela UNICESUMAR, graduada em Ciências Econômicas pela UNESPAR de Campo Mourão. Tem experiência em análise econômico-financeira para concessão de crédito a Pessoas Jurídicas (PJ).

Andreza Paterno da Silva, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PCO - Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná.

Sigmar Miranda dos Santos, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá, possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e Técnico em Eletrônica pelo SENAI PR (2006). Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão da produção, gestão de equipes, administração de estoques, desenvolvimento de layout de fábrica, cronoanálise de processos, desenvolvimento de indicadores de produção, elaboração de procedimentos operacionais e instruções de trabalho. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá.

Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Formado em Engenharia Mecânica (1999) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2011). Realizou um pós-doutorado na área de Engenharia de Produção na UNESP - Faculdade de Engenharia de Bauru (FE) (2009). É Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem interesse em pesquisas relacionadas com a área de Engenharia da Qualidade e Avaliação de Desempenho Organizacional.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Rodrigues, A. B., Silva, A. P. da, Santos, S. M. dos, & Galdamez, E. V. C. (2019). Resultados alcançados com a implantação de um Business Intelligence em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 6(12), 173–188. https://doi.org/10.5902/2359043236614

Edição

Seção

Artigos