Identidade e imagem por meio do processo de comunicação: um estudo da percepção do associado de uma cooperativa de crédito

Autores

  • Vitor Sanches Breda Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043228988

Palavras-chave:

Cooperativismo, Crédito, Identidade, Imagem, Comunicação

Resumo

Dada a frequente confusão entre instituições financeiras cooperativas e instituições financeiras bancárias, este trabalho cumpre a finalidade de identificar a formação da imagem, que resulta da transmissão de mensagens de suas características próprias (identidade), de uma cooperativa de crédito em seu público alvo, os associados. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma investigação caracterizada como qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos como um estudo único de casos em uma cooperativa filiada ao sistema SICREDI. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e análise de documentos. Os resultados apontam a percepção das falhas que impactam nos processos de comunicação, de construção da imagem e de formação da identidade pelos associados, como a falta de unidade entre as cooperativas filiadas ao sistema, as diferenças culturais e o perfil dos associados, assim como a inaptidão dos colaboradores na apresentação da marca e do cooperativismo ao associado.

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Biografia do Autor

Vitor Sanches Breda, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

MBA em GCC pela Universidade de São Paulo (USP - Esalq). Bacharel em administração pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - FCLAr). Atua como recuperador de Crédito na Cooperativa Sicredi Centro Norte SP. Atuou como analista de credito PF e apoio a produtos e serviços de instituições financeiras. Tem conhecimentos bancários e de gestão pública. Estuda Cooperativismo de Crédito, sua Identidade, sua Imagem e a Comunicação Organizacional. Desenvolve também estudos sobre Ética e Moral nas organizações.

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Publicado

2019-02-12

Como Citar

Breda, V. S. (2019). Identidade e imagem por meio do processo de comunicação: um estudo da percepção do associado de uma cooperativa de crédito. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 5(10), 33–48. https://doi.org/10.5902/2359043228988