Identidade e imagem por meio do processo de comunicação: um estudo da percepção do associado de uma cooperativa de crédito

Vitor Sanches Breda

Resumo


Dada a frequente confusão entre instituições financeiras cooperativas e instituições financeiras bancárias, este trabalho cumpre a finalidade de identificar a formação da imagem, que resulta da transmissão de mensagens de suas características próprias (identidade), de uma cooperativa de crédito em seu público alvo, os associados. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma investigação caracterizada como qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos como um estudo único de casos em uma cooperativa filiada ao sistema SICREDI. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e análise de documentos. Os resultados apontam a percepção das falhas que impactam nos processos de comunicação, de construção da imagem e de formação da identidade pelos associados, como a falta de unidade entre as cooperativas filiadas ao sistema, as diferenças culturais e o perfil dos associados, assim como a inaptidão dos colaboradores na apresentação da marca e do cooperativismo ao associado.

Palavras-chave


Cooperativismo; Crédito; Identidade; Imagem; Comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA GALVÃO, S. A importância do estudo sobre a imagem organizacional para as unidades de informação e para seus gestores. Biblios, Perú, vol. 5, n. 19, Abril-Septiembre, 2004. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=161019 04. Acesso em: 26 set. 2016.

BANCO CENTRAL DO BRASIL – BACEN. O que é cooperativa de crédito? Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/coopcred.asp. Acesso em: 26 set. 2016. BRASIL.

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

CALDAS, M. P.; WOOD JÚNIOR., T. Identidade organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 1, p. 6-17, jan.-mar, 1997.

CARDOSO, O. de O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 6, n. 40, p. 1123-44, nov.-dez, 2006.

CARISSIMI, J. Reflexões sobre os processos organizacionais utilizados pelo Relações Públicas na construção da imagem organizacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24, Anais..., Campo Grande. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2001. Disponível em:

http://www.geocities.ws/gestao2etcom/rp/reflexoes_sobre_processos.pdf. Acesso em: 26 set.2016.

BREDA, Vitor Sanches 47 RGC, Santa Maria, v.5, n.10, p.33-48, Jul./Dez. 2018.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Elsevier: Campos, 2004.

FAVEIRO, M. H. A identidade e a imagem das organizações. Lusíada, v. Economia & Empresa, II série, n. 2/3, 2003.

FERNANDES, M. E. R.; MARQUES, A. L.; CARRIERI, A. P. Identidade organizacional e os componentes do processo de identificação: uma proposta de integração. Cadernos EBAPE.BR, v. 7, n. 4, pp.687-703, 2009.

FUNDAÇÃO SICREDI. A Trajetória do Sicredi: uma história de cooperação. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2014.

FUNDAÇÃO SICREDI. Programa Crescer. Disponível em: https://crescer.sicredi.com.br/. Acesso em: 30 out. 2016.

FUNDAÇÃO SICREDI. Programa Pertencer. Disponível em: https://pertencer.sicredi.com.br/. Acesso em: 30 out. 2016.

KOTLER, Philip. Princípio de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil,1998.

KUNSCH, M. M. K. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.

LASBECK, L. C. A. Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom, v. 4, n. 7, 2007. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/112/131. Acesso em: 30 out. 2016.

LOPES, J. A. V. Cooperativismo contemporâneo: caminho para a sustentabilidade. Brasília: Confebras, 2012.

MACHADO-DA-SILVA, C.; NOGUEIRA, E. E. S. Instituições, Cultura e Identidade Organizacional. In: ENEO- ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 1, Anais..., Curitiba. Anpad, 2000. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/eneo2000-53.pdf. Acesso em: 26 set. 2016.

MEINEN, E. O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã. Brasília: Confebras, 2012.

MITCHELL, W. J. T. Iconology: image, text, ideology. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1986.

PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO. Dados consolidados dos sistemas cooperativos. Disponível em: http://cooperativismodecredito.coop.br/cenario -mundial/cenario-brasilei ro/dadosconsolidados-dos-sistemas-cooperativos/. Acesso em: 2 out. 2016.

PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO. Sistema Sicredi. Disponível em: http://cooperativis modecredito.coop.br/cenario-brasileiro/sistemasicredi/. Acesso em: 27 jan. 2016.

PROGRAMA de Formação Cooperativa Crescer: Cooperativismo de crédito: contribuindo para o crescimento coletivo. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2011.

PROGRAMA de Formação Cooperativa Crescer: Cooperativismo de crédito: compartilhando decisões e resultados. Porto Alegre: Fundação Sicredi, 2011.

RESTREPO, J. M. Comunicación para la dinâmica organizacional. Signo y Pensamiento. Colombia, v. 26, Universidad Javeriana: Facultad de Comunicación y Lenguage, p. 9991-96, 1995.

RIEL, Cees. B.M. Principles of corporate communication. Hemel Hempstead, Prenntice – Hall, 1995.

RUÃO, T. O conceito de identidade organizacional: teorias, gestão e valor. In: CONGRESSO DA SOPCOM – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2., Anais..., Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/ 1822/2757/1/truao_IIS OPCOM_2001.pdf.

Acesso em: 30 out. 2016.

RUÃO, T. O papel da identidade e da imagem na gestão das universidades. In: CONGRESSO DA SOPCOM – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 4., Anais..., Aveiro. Universidade de Aveiro, 2005. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/ 1822/5358/1/RuaoT_identidadimagemuniv_05. pdf. Acesso em: 30 dez. 2016.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAREM DO COOPERATIVISMO. Cooperativismo de crédito: boas práticas no Brasil e no mundo. Brasília: Farol. Estratégias em Comunicação, 2016.

SISTEMA OCB. Agenda Legislativa do Cooperativismo. Brasília: Sistema OCB, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2359043228988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. 

     

   

   

 

ISSN Eletrônico: 2359-0432

ISSN Impresso: 2446-7103