Estudo de caso em uma organização de insumos agrícolas: diagnóstico e propostas de melhorias nas ações de gestão de pessoas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043225985Palavras-chave:
Agribusiness, people management, improvement proposals.Resumo
O presente artigo objetivou realizar um diagnóstico e propor melhorias nas ações de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, análise e descrição dos cargos, treinamento, higiene e segurança no trabalho) em uma organização de insumos agrícolas localizada na cidade de São Gabriel, estado do Rio Grande do Sul. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, através de um estudo de caso. O diagnóstico baseou-se no referencial teórico para avaliar os pontos referentes à área de gestão de pessoas. Diversos aspectos positivos foram visualizados durante a realização do diagnóstico, contudo também foram evidenciadas necessidades de melhorias. Espera-se que a organização utilize as sugestões de melhoria propostas, sendo possível aprimorar seus processos de gestão de pessoas. Além disso, também é esperado que a pesquisa possa servir de base para o diagnóstico e implementação de melhorias na gestão de outras organizações que atuam no agronegócio, as quais contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).