Projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/AIDS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583461943

Palabras clave:

Projetos de vida, Adolescentes, HIV/AIDS.

Resumen

Objetivo: conhecer os projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/aids. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos a análise temática. Resultados: O diagnóstico de soropositividade pode ser considerado um importante aspecto na definição ou redefinição de projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/aids. Foi possível observar, nos depoimentos dos adolescentes, que o HIV/aids transpassava seus sonhos, desejos e planos e, por vezes, esmaecia os mesmos.Considerações finais:Os projetos de vida não perpassam apenas aspectos acadêmicos, profissionais, afetivos e familiares, são também projetos de cuidado com a sua saúde, com a própria vida e com a saúde do outro.Objetivo:conhecer os projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/aids. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um Serviço de Atendimento Especializado com 15 adolescentes que vivem com HIV/aids. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos a análise temática. Resultados:O diagnóstico de soropositividade pode ser considerado um importante aspecto na definição ou redefinição de projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/aids. Foi possível observar, nos depoimentos dos adolescentes, que o HIV/aids transpassava seus sonhos, desejos e planos e, por vezes, esmaecia os mesmos.Considerações finais:Os projetos de vida não perpassam apenas aspectos acadêmicos, profissionais, afetivos e familiares, são também projetos de cuidado com a sua saúde, com a própria vida e com a saúde do outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graciela Dutra Sehnem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Francielle Morais de Paula, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira, mestranda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que fica na cidade de Santa Maria, RS, Brasil.

Amanda Suélen Monteiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Anahy da Silva Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica na cidade de Santa Maria, RS, Brasil.

Mariana Ferreira Scopel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. 

Giovana Sangiogo Dallabrida, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica na cidade de Santa Maria, RS, Brasil.

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira, pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP que fica na cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Ministério da Saúde. 2017; Brasília: Ministério da Saúde.

Organização das Nações Unidas (ONU). UNICEF: a cada três minutos, uma adolescente é infectada pelo HIV no mundo. [Internet]. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/aids 2019. Ministério da Saúde: Brasília. 2019.

Zanon LLD, Freitas LBL. Uma revisão de literatura sobre a definição de projeto de vida na adolescência. Interação Psicol. 2019; 19 (2): 281-292.

Miranda FHF, De Alencar HM. Projetos de vida na adolescência: um estudo na área da ética e da moralidade. Diaphora. 2015; 15 (2): 27-33.

Siriani FF, Grandino PJ. Juventude em desenvolvimento: as experiências formativas e a construção de projeto de vida. Rev. Cienc. Educ., Americana. 2018; 42: 79-98.

Miziara LAF, De Andrade SMO. O significado do HIV/Aids na vida de crianças e adolescentes que vivem com a doença. Bol. Acad. Paulista de Psicologia. 2016; 36 (90): 16-30, 2016.

Galano E, Turato ER, Delmas P, Côté J, Gouvea AFTB, Succi RCM, et al. Vivências dos adolescentes soropositivos para HIV/aids: estudo qualitativo. Rev. Paul. Pediatr. 2016; 34 (2): 171-177.

Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev. Pesquisa Qualitativa. 2017; 5 (7): 01-12, 2017.

Brasil (2018). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

Eid AP, Weber JLA, Pizzinato A. Maternidade e projetos vitais em jovens infectadas com HIV por transmissão vertical. Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv. 2015; 13 (2): 937-950, 2015.

Brum MLB. Percepções de adolescentes frente as IST/HIV/AIDS: demandas de cuidado à saúde, na perspectiva das vulnerabilidades. [tese] [internet]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. 254p.

Vescovi G, Castoldi L, Pereira MD, Levandowski DC. Fatores de risco para a maternidade entre adolescentes vivendo com HIV. Psicol. Estud. 2016; 21 (1): 41-52.

Roso A, Berni VL, Almeida NB, Moraes MEF. Adolescência, hiv e desenho da figura humana: projetando experiências. Psicol. saúde doenças. 2016; 17 (3): 403-411.

Silva CB. Vivência da gestação e maternidade por adolescentes/jovens que nasceram infectadas pelo HIV: trajetórias de vida e de cuidado. [tese] [internet]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2018. 212p.

Pinto MD, Maia GN, Pereira MD, Levandowski DC. Mães adolescentes que vivem com o HIV: uma investigação qualitativa sobre a “Constelação da Maternidade”. Psicologia Clínica. 2017; 29 (3): 381-401, 2017.

Taylor AR, Lauro G, Segundo M, Greene ME. Ela vai no meu barco.”Casamento na infância e adolescência no Brasil. Resultados de Pesquisa de Método Misto. Rio de Janeiro e Washington DC: Instituto Promundo & Promundo-US; 2015.

Grossi FS, Novaes PS, Almeida WR. Gravidez na adolescência: experiências de gestantes de uma região rural no município de barreiras, Bahia. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano – Higia. 2019; 4 (1): 37-45.

Figueiredo NGS, Salles DMR. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. 2017; 25 (95): 356-392.

Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Sehnem, G. D., de Paula, F. M., Monteiro, A. S., Machado, A. da S., Scopel, M. F., Dallabrida, G. S., & Neves, E. T. (2021). Projetos de vida de adolescentes que vivem com HIV/AIDS. Saúde (Santa Maria), 47(1). https://doi.org/10.5902/2236583461943

Artículos más leídos del mismo autor/a