DESEMPENHO DOS PACIENTES SIMULADOS NO EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583421692Abstract
Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes e professores dos cursos de enfermagem e medicina sobre o desempenho dos pacientes simulados. Metodologia: O estudo foi de abordagem qualitativa, utilizando-se documentos institucionais, preenchidos por professores e estudantes do 1. ao 4ª ano dos cursos de medicina e enfermagem, e que avaliaram os desempenhos dos pacientes simulados, no ano de 2014. O método utilizado para a análise desses formatos foi o da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: A temática elencada foi “Fortalezas e Fragilidades dos desempenhos dos pacientes simulados nos Exercícios de Avaliação da Prática Profissional”. Conclusão: Foi considerado satisfatório os desempenhos dos pacientes simulados na percepção de docentes e estudantes, e que a estratégia de utilizar os pacientes simulados contribui para a formação e avaliação dos estudantes. Entretanto, ainda se faz necessário continuar investindo no momento da capacitação dos pacientes simulados, para aperfeiçoamento do desempenho dos mesmos.
Descritores: Simulação; Ensino; Avaliação; Avaliação de Desempenho Profissional.