AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESCOLARES EM TESTES DE APTIDÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583416246Abstract
O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de escolares em testes de aptidão física. A amostra foi composta por 88 escolares, dos quais 43 eram do sexo feminino e 45 do masculino. O instrumento utilizado foi à bateria de teste e medidas PROESP-BR contendo 5 itens: Teste de velocidade (corrida de 20m); Teste de agilidade (quadrado); Teste de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal); Teste de força explosiva de membros superiores (arremesso de medicine ball) e resistência cardiorrespiratória (corrida de 6 minutos). Percebe-se que a maioria dos escolares apresentou níveis de aptidão física abaixo do esperado, principalmente nos componentes de força explosiva de membros inferiores, agilidade, velocidade e aptidão cardiorrespiratória. Sugere-se uma melhor caracterização dessa população, para que políticas públicas de incentivo a atividade física visando melhorar os índices de aptidão física de escolares possam ser criadas.
Descritores: Aptidão Física; Criança; Atividade Física.