DESEMPENHO DOS PACIENTES SIMULADOS NO EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Magali Aparecida Alves Moraes Faculdade de Medicina de Marília- Famema
  • Olga Aparecida Angeli Faculdade de Medicina de Marília – Famema

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583421692

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes e professores dos cursos de enfermagem e medicina sobre o desempenho dos pacientes simulados. Metodologia: O estudo foi de abordagem qualitativa, utilizando-se documentos institucionais, preenchidos por professores e estudantes do 1. ao 4ª ano dos cursos de medicina e enfermagem, e que avaliaram os desempenhos dos pacientes simulados, no ano de 2014. O método utilizado para a análise desses formatos foi o da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: A temática elencada foi “Fortalezas e Fragilidades dos desempenhos dos pacientes simulados nos Exercícios de Avaliação da Prática Profissional”. Conclusão: Foi considerado satisfatório os desempenhos dos pacientes simulados na percepção de docentes e estudantes, e que a estratégia de utilizar os pacientes simulados contribui para a formação e avaliação dos estudantes. Entretanto, ainda se faz necessário continuar investindo no momento da capacitação dos pacientes simulados, para aperfeiçoamento do desempenho dos mesmos.

Descritores: Simulação; Ensino; Avaliação; Avaliação de Desempenho Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Aparecida Alves Moraes, Faculdade de Medicina de Marília- Famema

Docente da disciplina de Psicologia nos Cursos de Medicina e Enfermagem da Famema. Docente do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Famema Docente do Curso de Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica Doutora em Educação pela UNESP.

Olga Aparecida Angeli, Faculdade de Medicina de Marília – Famema

Formada em Psicologia pela  UNESP, Assis,  São Paulo, Brasil

Doutora em Saúde Mental pela USP de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Moraes, M. A. A., & Angeli, O. A. (2016). DESEMPENHO DOS PACIENTES SIMULADOS NO EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL. Saúde (Santa Maria), 42(2), 167–174. https://doi.org/10.5902/2236583421692