PERFIL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REGIÃO DA 4ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Cristhian Ricardo Schieck Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Natália Ody dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Taísa Gomes Ferreira Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583421074

Resumo

Este estudo buscou descrever e analisar o perfil sociodemográfico das pessoas com deficiência residentes nos trinta e dois municípios de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). A pesquisa é descritiva, de caráter quantitativo. Foram analisados dados secundários do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - edição de 2010, por deficiência: Visual, Motora, Intelectual/Mental, Auditiva e por dois graus de complexidade correspondentes: grau não consegue de modo algum e grau grande dificuldade. Os itens analisados foram: frequência por deficiência, alfabetização, renda, zona/moradia, faixa etária, gênero e raça/etnia. Os dados revelam maior freqüência de pessoas com deficiência visual, que possuem 70 anos ou mais, de cor branca, residentes de zona urbana e que apresentam demandas quanto à ampliação do acesso a renda, alfabetização e serviços que contemplem o cuidado às pessoas com deficiência na rede de atenção à saúde.

Descritores: Perfil de Saúde; Pessoas com Deficiência; Características da População.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Ricardo Schieck, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Terapeuta Ocupacional graduado pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências da Saúde.

Natália Ody dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Terapeuta Ocupacional graduada pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências da Saúde.

Taísa Gomes Ferreira, Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências da Saúde.

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

Schieck, C. R., Santos, N. O. dos, & Ferreira, T. G. (2017). PERFIL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REGIÃO DA 4ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE. Saúde (Santa Maria), 43(1), 269–277. https://doi.org/10.5902/2236583421074

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)