Trânsitos Poéticos: Entre Tinta, Pele e Pixel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734892096

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Videoarte, Pintura, Tatuagem, Artes Visuais

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a construção poética a partir do trânsito entre mídias na prática artística contemporânea, com foco nas intersecções entre pintura, tatuagem e videoarte. Ancorado em uma abordagem autorreferencial, investiga como o entrelaçamento de técnicas analógicas e digitais produz fricções que ampliam as possibilidades de subjetivação e invenção estética. A experiência do artista enquanto sujeito que cria e se observa em processo é analisada por meio de obras que atravessam diferentes suportes, tensionando fronteiras disciplinares e provocando deslocamentos na maneira de produzir e perceber a arte. A videoarte é abordada não apenas como linguagem visual, mas como território de atravessamentos sensíveis e temporais, capaz de instaurar quebras na linearidade narrativa e propor novos modos de presença. Ao longo do texto, discute-se o papel da arte como campo expandido de experimentação e pensamento. Nesse percurso, o artigo se constroi como um exercício de escrita em trânsito, atravessado por práticas híbridas e pela urgência de recombinar, deslocar e ressignificar imagens, materiais e experiências no contexto contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lauro Nunes Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART) e do Grupo de Pesquisa Arte Impressa. Sua pesquisa articula processos analógicos e digitais, investigando a expansão da imagem técnica em territórios sensíveis, construindo poéticas que tensionam corpo, técnica e memória.

Referências

MELLO, R. INTERFERÊNCIAS entre TRANSPOSIÇÕES : Uma poética pictórica de acumulação e adensamento de imagens videográficas. 2008. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13811/000655570.pdf?sequence= 1&isAllowed=y. Acesso em: 10/05/2025

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo: novas circunscrições do vídeo. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005.

KELLY, Kevin. Out of control: The rise of neo-biological civilization. Addison-Wesley Longman Publishing Co., Inc., 1994.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Nunes Marques, J. L. (2026). Trânsitos Poéticos: Entre Tinta, Pele e Pixel. Revista Digital Do LAV, 19(1), e1/01–18. https://doi.org/10.5902/1983734892096