Ilya e Emilia Kabakov na exposição Not everyone will be taken into the future

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734831371

Palavras-chave:

Ilya e Emilia Kabakov, História da Arte, Biografia e autobiografia, Escape

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma leitura sobre a exposição Not everyone will be taken into the future dos artistas Ilya e Emilia Kabakov que ocorreu na Tate Modern em Londres entre os anos de 2017 e 2018. O texto aborda os gestos artísticos que são persistência e recorrência nas obras apresentadas na exposição: a problemática da História da Arte, a presença de biografias e autobiografias de ficções e verdades e a possibilidade do voo, do escape. A partir dessas questões, pode-se pensar no gesto artístico como algo que sempre retorna na produção de um artista, como uma obstinação e premeditação em suas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Baschirotto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Teoria e História da Arte no PPGAV UDESC. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, Florianópolis, Brasil). Pós-graduada em História da Arte (UINIVILLE). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (UNIVILLE). Atualmente é bolsista PROMOP (Programa de Monitoria de Pós-Graduação) e membro da equipe editorial da Revista Palíndromo vinculada ao PPGAV UDESC. Professora de cursos livres e disciplinas na área de História da Arte. baschirottoviviane@gmail.com

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O autor como um gesto. In: ______. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. Obras escolhidas Volume 1. 7ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Paris, a capital do século XIX Exposé de 1935. In:

______. Passagens. Belo Horizonte; São Paulo: Ed. UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

BINGHAM, Juliet. Introduction. In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017.

DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Questão de detalhe, questão de trecho. In: ______. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

FOWLE. Kate. On Labyrinth (My Mother’s Album). In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017.

GROYS, Boris. History Becomes Form, Moscow Conceptualism. Cambridge: The MIT Press, 2010.

______. Ilya Kabakov: The man who flew into space from his apartment. Londres: Afterall Books, 2006.

HALL, Neil. Not everyone will be taken into the future. Disponível em: www.theguardian.com. Acesso em: 26 fev. 2018.

KABAKOV, Ilya; KABAKOV, Emilia. Albums. Disponível em: http://www.ilya-emilia-kabakov.com. Acesso em: 26 fev. 2018.

______.How can one change oneself. Obra de arte. 1998.

______. How to meet your angel. In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017.

KABAKOV, Ilya. Not everyone will be taken into the future. In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017a.

______. The flying Komarov. In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017b.

MENGHAM, Rod. The archeo-futures of Ilya and Emilia Kabakov. In: BINGHAM, Juliet (org.). Not everyone will be taken into the future. Londres: Tate Publishing, 2017.

TATE. Disponível em: www.tate.org.uk. Acesso em: 26 fev. 2018.

VILAS BOAS, Sergio. Biografias & Biógrafos: jornalismo sobre personagens. São Paulo: Summus, 2002.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Baschirotto, V. (2018). Ilya e Emilia Kabakov na exposição Not everyone will be taken into the future. Revista Digital Do LAV, 11(1), 192–210. https://doi.org/10.5902/1983734831371