O Realismo Imaginário das Primeiras Fotografias de Guerra

Adriana Ferreira

Resumo


A fotografia como imagem técnica trouxe a ilusão de que nada poderia interferir entre a câmara e o objeto fotografado. Para isso, são apresentadas reflexões de autores como Susan Sontag sobre o condicionamento do olhar fotográfico e as prováveis sensações propiciadas pelas imagens de guerra na sociedade envolvida nos conflitos. O estudo remonta ao primeiro conflito armado que foi documentado em fotos que se tem notícia: a Guerra da Criméia. Pioneiros da fotografia de guerra são citados, tais como Roger Fenton, Karl Baptist von Szathmari, Gilbert Elliott e Richard Nicklin, tendo o primeiro, papel fundamental na tarefa, patrocinada pela coroa britânica, de acalmar a opinião pública sobre o conflito. Já na Guerra de Secessão, o telégrafo tornou-se peça fundamental no desenvolvimento do conflito. As imagens desta guerra chocaram a sociedade à época por expor corpos no campo de batalha, mas ao mesmo tempo, foram consideradas verdadeiras, ou segundo o fotógrafo Mathew Brady, o olho da história.


Palavras-chave


Fotografia; Guerra; Criméia; Secessão

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5902/198373482186

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

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