Escolaridade e conhecimento de práticas agropecuárias através dos diversos meios de comunicação

Autores

  • Enio Tonini

Resumo

Procurou-se verificar a influência dos diversos meios de comunicação por nível de escolaridade no conhecimento de algumas práticas agropecuárias entre um grupo de agricultores de Faxinal do Soturno (RS) que foram submetidos a um Programa de Extensão Rural da "Operação Osvaldo Aranha". Agricultores com mais alto nível de escolaridade expõem-se mais aos meios de comunicação massais, todavia, não são meios de informação agrícola específica. Os meios de comunicação grupais apresentaram uma influência crescente nos diversos níveis de escolaridade. A influência dos meios de comunicação indiretos foi relevante embora não apresentassem diferenças significativas entre os estratos. Agricultores com maior nível de escolaridade não possuem maior conhecimento de práticas agropecuárias em termos de porcentagem. Abstract We attempted to verify the influence of several means of communication with farmers from Faxinal do Soturno (RS) who had varyng formal educational level and knowledge of farm management practices. The research was based on a Rural Extension Program that had been develop with support from Operação Osvaldo Aranha. It was found that farmers with a higher level of formal education were more exposed to Mass Media Communications; however, these communication are not necessarily comprised of specific agricultural information. Group communication had an increasing influence among all levels of formal education. The influence of indirect means of communication was relevant although did not disclose significant differences among the strata. Expressed in percentages, farmers with higher formal education levels did not have more knowledge of farm manegement practices.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Tonini, E. (2008). Escolaridade e conhecimento de práticas agropecuárias através dos diversos meios de comunicação. Revista Do Centro De Ciências Rurais, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/revccr/article/view/72687

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>