Esta es un versión antigua publicada el 2023-12-27. Consulte la versión más reciente.

Método Creativo Sensible en enfermería: estudio bibliométrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284957

Palabras clave:

Creatividad, Enfermería, Investigación en Enfermería, Métodos, Bibliometría

Resumen

Objetivo: investigar la producción científica en el área de enfermería sobre el Método Creativo Sensible. Método: investigación descriptiva, con enfoque cuantitativo, del tipo revisión bibliométrica. Resultados: Se recuperaron 293 documentos, de los cuales 97 están presentes en la base de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, 184 en el Sistema de Análisis y Recuperación de Literatura Médica en Línea, seis en Scopus y seis en Web of Science. En definitiva, destacan las publicaciones en inglés (69,9%) y portugués (22,5%), así como la disponibilidad en formato de artículos científicos (96,6%) entre los años 1967 a 2022. La revista Nurse Education cuenta con 30 publicaciones. Los términos más utilizados en las búsquedas de indexación fueron “Humanos”, “Creatividad”, “Métodos”, “Psicología” y “Enseñanza”. Las principales autoras del área fueron Ivone Evangelista Cabral, Liliane Faria da Silva y Eliane Tatsch Neves. Conclusión: se identificó crecimiento en el comportamiento de la información sobre el método creativo sensible en enfermería.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dociana Erica Cabral Formigosa, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira, Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

George Pinheiro Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Avançadas (LAEPA); Integrou o Programa de Formação de Pesquisadores Juniores em Saúde realizado pela Editora NEURUS; Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA); Atuou como Monitor Voluntário do Componente Curricular Políticas Públicas e Programas de Saúde; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Pesquisa intitulada: Boas Práticas Baseadas em Evidências em Enfermagem Relacionadas à Atenção a Saúde da Mulher.

Hosana de Nazaré Miranda de Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - Biênio 2022-2023. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)-1995. Enfermeira Especialista em Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)-2003, especialista em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade Centro de Estudos Avançados e Tecnologia (FACEAT) - 2021.Atualmente é enfermeira Nefrologista da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) no Pará desde 2005.Participa do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará na condição de preceptora do programa de Atenção à Saúde Renal( desde 2013).Membro do grupo de pesquisa multiprofissional em Saúde Pública, Promoção, Cuidados e Bem-estar para a Saúde na AmazôniaParticipou como membro Efetivo da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTF) representando o Serviço de Terapia Renal Substitutiva da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de 2016 a 2022.

Lucrecia Aline Cabral Formigosa, Universidad Federal de Pará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Atua como enfermeira na Secretaria Estadual de Saúde do Pará e na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, oncologia, epidemiologia e sistemas de informação em saúde.

Maria Goreth Silva Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1985), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPA- Santarém, professor adjunto III da Universidade do Estado do Pará, CAMPUS XII, vice -Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde das Populações Amazônica. Tutora no curso de Residência multiprofissional em Saúde da UEPA, em Santarém. Com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, criança, pediatria, adolescência assistência neonatal , educação em saúde e Gestão.

Rubenilson Caldas Valois, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro com Doutorado em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical - UFPA, Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, possuo especializações em enfermagem obstétrica pela UFPA e hemoterapia e hematologia pela UEPA. Atua como Professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará, onde ministro a disciplina Seminário de pesquisa I, Além disso, sou Professor permanente do mestrado de Enfermagem associado UEPA/UFAM. Há cinco anos participo como vice-lider do grupo de pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia ? PESCA. Atualmente estou na coordenação da residência em Hematologia e hemoterapia da UEPA/Hemopa.

Citas

Madureira VSF, Silva DMGV, Trentini M, Souza SS. Métodos de análise conceitual na enfermagem: uma reflexão teórica. Esc. Anna Nery. 2021; 25(2):1-7. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0186

Proetti S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Rev. Lumen. 2017; 2(4):1-23. doi: 10.32459/revistalumen.v2i4.60

Minayo MCS, Costa AP. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Rev. Lusófona de Educação. 2018; 40:139-153. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle40.01

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

Soratto J, Pires DEP, Cabral IE, Lazzari DD, Witt RR, Sipriano CAS. A maneira criativa e sensível de pesquisar. REBEn. 2014; 67(6):994-999. doi: 10.1590/0034-7167.2014670619

Cabral, I. E. O método criativo e sensível: alternativa de pesquisa em enfermagem. In: Gauthier J HM, Cabral IE, Santos I, Tavares CMM. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1998.

Ferreira JB, Silva LAM. O uso da bibliometria e sociometria como diferencial em pesquisas de revisão. Rev. Bras. Biblio. Doc. 2019 [acesso em 2023 ago 30]; 15(2):448-464. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1251.

Tavares WQ, Celerino VG. A importância da bibliometria para a indexação automática. Rev. Biblio. Ciên. Infor. 2018 [acesso em 2023 ago 30]; 4(1):7-15. Disponível em: //periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/273.

Chueke GV, Amatucci M. Métodos de sistematização de literatura em estudos científicos: bibliometria, meta-análise e revisão sistemática. Rev. Elet. Neg. Intern. 2022; 17(2):284-292. doi: 10.18568/internext.v17i2.704

Marcondes RC, Miguel LAP, Franklin MA, Perez G. Metodologia para trabalhos práticos e aplicados. São Paulo: Editora Mackenzie; 2017.

Camargo FC, Garcia LAA, Santos ÁS, Iwamoto HH. Prática baseada em evidências: revisão bibliométrica das publicações nacionais em periódicos de enfermagem. Rev. Fam. Cic. de Vida e Saúde no Contexto Social. 2017; 5(3):429-439. doi: 10.18554/refacs.v5i3.2137

Frota MA, Wermelinger MCMW, Vieira LJES, Ximenes Neto FRG, Queiroz RSM, Amorim RF. Mapeando a formação do enfermeiro no Brasil: desafios para atuação em cenários complexos e globalizados. Ciên. Saúde Colet. 2020; 25(1):25-35. doi: 10.1590/1413-81232020251.27672019

Fuza ÂF. O papel da língua inglesa na publicação acadêmico-científica: reflexões teóricas e o caso dos cursos de escrita on-line brasileiros. Signótica. 2017; 29(2): 302-328. doi: 10.5216/sig.v29i2.43926

Pinheiro RG, Almeida BE. As estratégias de internacionalização: um estudo bibliométrico aplicando as leis de Lotka, Bradford e Zipf na base Spell no período de 2008 a 2018. RACEF. 2020; 11(1):60-79. doi: 10.13059/racef.v11i1.656

Cassettari RRB, Pinto AL, Rodrigues RS, Santos LS. Comparação da Lei de Zipf em conteúdos textuais e discursos orais. El Professional de La Información. 2015; 4(2), 157-167. doi: 10.3145/epi.2015.mar.09

Mello IR, Barbosa KMF, Dantas JA, Botelho DR. 25 Anos de Publicação em Auditoria: Análise Bibliométrica com Ênfase na Lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. Rev. Est. Contábeis. 2017 [acesso em 2023 ago 30]; 8(15):45-65. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324731090_25_anos_de_publicacao_em_auditoria_analise_bibliometrica_sob_o_ponto_de_vista_da_Lei_de_Lotka_Lei_de_Zipf_e_Ponto_de_Transicao_T_de_Goffman.

Publicado

2023-12-27

Versiones

Cómo citar

Formigosa, D. E. C., Carvalho, G. P., Carvalho, H. de N. M. de, Formigosa, L. A. C., Ferreira, M. G. S., & Valois, R. C. (2023). Método Creativo Sensible en enfermería: estudio bibliométrico. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e59. https://doi.org/10.5902/2179769284957

Número

Sección

Artigos de revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a